A 6ª edição do Fórum de Comércio Exterior promete esquentar o debate sobre o crescimento do comércio internacional e suas implicações no aprimoramento da cadeia logística e do maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos.
Promovido pela TVB Band Litoral e pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), o Fórum ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos (SP). O destaque da programação 2011 fica por conta da palestra do economista Gustavo Loyola, sobre o atual cenário global e o avanço nas relações comerciais do Brasil com outras nações. Já o futuro da Região Metropolitana da Baixada Santista deverá ser tema dos painéis mais polêmicos, que reunirão empresários e autoridades estaduais e municipais da região com opiniões diversas sobre a questão.
Agnes Barbeito de Vasconcellos, presidente da Abtra, explica que “essa discussão se dá num momento estratégico para o setor portuário e para o País e tudo indica que deverá avançar na agenda político-econômica nacional”. Barbeito acredita que isso acontecerá devido a acontecimentos de visibilidade mundial, como os recordes de movimentação de mercadorias conquistados pelo Porto de Santos, o potencial de exportação de pré-sal na região e a Copa do Mundo de 2014.
Segundo os organizadores, o Fórum tem como objetivo avançar na formulação de propostas que irão compor uma carta a ser entregue ao ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que deverá fazer o discurso de encerramento do evento.