Políticos reforçam a intenção de estreitar relacionamento
O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, inaugurou ontem, dia 06 de abril, junto com o vice-ministro Rainer Bomba do Ministério Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da República Federal da Alemanha, a 15° Intermodal South America, exposição de transportes e logística na América Latina.
De acordo com Bomba, a meta é expandir a cooperação brasileira-alemã nos setores de logística e infraestrutura. “Para as empresas alemãs o Brasil é um mercado em crescimento de primeira linha”, diz. Além disso, completa o vice-ministro, o Brasil superou a crise econômica mais rapidamente que os outros países.
Os planos do Brasil para expandir sua infraestrutura devido à Copa do Mundo e as Olimpíadas desempenharam um papel importante no encontro. “As empresas alemãs podem contribuir com o seu know-how nas áreas de transporte e construção de estradas”, afirma Bomba.
O Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América Latina. As exportações brasileiras para aquele país hoje, além de produtos agrícolas, englobam itens de alto conteúdo tecnológico, como automóveis e aviões. Já a Alemanha exporta para o Brasil, veículos, autopeças, produtos químicos e máquinas.