A Renault trouxe atualizações em toda a sua linha comercial. Além das modificações da Linha Master, a montadora exibiu o novo Kangoo Express, utilitário multiuso caracterizado por agilidade no trânsito urbano aliada à boa capacidade de carga. Com ou sem porta lateral deslizante, o modelo pode transportar até 800 quilos – cerca de 140 a mais que seu principal concorrente no Brasil. O acesso à carga é facilitado também pelas portas traseiras assimétricas, com amplo ângulo de abertura.
Equipado com motor bicombustível 1.6 16V, o Kangoo Express tem potência de 98,3 cv a álcool, ou 95 cv a gasolina, e o torque máximo varia entre 15,3mkgf e 15,1 mkgf. O modelo vai de zero a 100 quilômetros por hora em 12,5 segundos e atinge velocidade máxima de 195 quilômetros por hora. Entre os opcionais, além da porta lateral deslizante, o cliente ainda pode incluir direção hidráulica e ar condicionado no veículo.
Pilotagem
Outra novidade da Renault foi a criação do curso de Pilotagem Consciente em Veículos Utilitários, responsabilidade do Centro de Pilotagem Roberto Manzini by Renault – iniciativa conjunta do ex-piloto de competição e a montadora.
O objetivo é dar capacitar melhor os condutores de vans e furgões, para que dirijam de maneira segura, econômica e zelando pela integridade do veículo. Divido em aulas práticas e teóricas, o conteúdo inclui lições de otimização de força, emissão de poluentes, dirigibilidade e exercícios de frenagem. “O motorista precisa ter noção do tamanho e do peso do veículo que está guiando, para saber quais são seus limites. Esta consciência já evita muitos acidentes”, afirma Manzini.