Furgão G Wingliner, com sistema hidráulico de abertura das laterais, alia a agilidade do sider à segurança do baú
A Guerra apresenta ao mercado brasileiro o Furgão G Wingliner, amplamente utilizado há dez anos na Europa. O lançamento consiste em um baú rígido, com abertura lateral por acionamento hidráulico, que reúne a praticidade e rapidez de operação dos sider e a segurança e a capacidade de vedação do implemento sólido. A fabricante levou três meses para desenvolver o modelo, que alcança 100% de nacionalização, e detém sua patente para a América do Sul, mercado para o qual estará disponível a partir do ano que vem.
Confeccionado em alumínio e fibra de vidro, o implemento é versátil, podendo ser, inclusive, climatizado. O conceito do Furgão G Wingliner pode ser aplicado tanto para semirreboque como para sobrechassi e, por não ter fueiros, acomoda cargas compridas. O protótipo de apresentação, com 15 metros de comprimento, 4.300 mm de altura, 2.600 mm de largura, tem capacidade para 100 metros cúbicos de carga ou 28 paletes.
Ideal para aplicação em serviços de distribuição, a abertura de suas laterais leva entre dez e vinte segundos, dependendo do comprimento do modelo e da quantidade de portas em cada lado. Seu sistema hidráulico de acionamento é alimentado por bateria interna, sem que seja necessário o engate do cavalo. O amplo espaço que oferece permite o acesso simultâneo de duas empilhadeiras e dispensa docas, o que agiliza as operações de carga e descarga.
A Guerra ainda está finalizando os estudos de custos para consolidar um preço final para o consumidor, mas adianta que além de utilizar peças nacionais na confecção, preocupou-se em empregar componentes de baixa manutenção. Embora acredite que seja cedo para fazer projeções de vendas, a fabricante aposta em uma boa aceitação do público que, neste primeiro momento, se mostra bastante curioso. Quem resume é o diretor Comercial, Marcos Guerra: “o Furgão G Wingliner é a vedete da Fenatran 2009”.