A Ford lança três modelos da Linha Cargo 2010 que traz a opção de tomada de força traseira que facilita a instalação de implementos como betoneira e compactador de lixo e atende à solicitação de clientes: são os pesados Cargo 2628e 6x4 e Cargo 2622e 6x4, além do médio Cargo 1722e. A montadora apresenta, ainda, o 1832e Estradeiro e a Transit Chassi-Cabine. A montadora aproveitou a oportunidade e divulgou que investirá R$ 370 milhões entre os anos de 2010 e 2013 no desenvolvimento de produtos, aperfeiçoamento dos veículos e no pós-venda. Entre as novidades está o lançamento do Cargo Cabine Leito, ainda sem data definida.
O Cargo 2628e, que compete no segmento de pesados 6x4 na faixa de 24 a 31 toneladas, possui motorização Cummins de seis cilindros e 275 cv e a transmissão com marcha extrarreduzida, que garante fácil operação em terrenos acidentados. Disponível com distância entre-eixos de 4.120 mm e 5.260 mm, tem peso bruto total técnico de 26.200 kg e capacidade máxima de tração de 42.000 kg. O modelo é aplicado também como canavieiro e madeireiro. Seu sistema de freios equipado com válvula sensível à carga (LSV) e filtro secador de ar proporciona frenagens eficientes e seguras em terrenos fora de estrada e contribui para aumentar a durabilidade dos componentes.
Já o Cargo 2622e 6x4, com motor Cummins de seis cilindros e 220 cv, também conta com marcha extrarreduzida e oferece capacidade de rampa para aplicação como caçamba basculante e betoneira. Seu PBT técnico de 26.200 kg, que permite obter o máximo aproveitamento do caminhão nas condições mais severas. Na versão com tomada de força traseira é oferecido com distância entre-eixos de 4.120 mm. O motor eletrônico Cummins Interact 6 traz recursos que ajudam o operador a tirar o máximo aproveitamento do veículo em aplicações fora de estrada, como diagnóstico de falhas, proteção ativa contra danos ao motor, acelerador eletrônico e controle automático de velocidade. O sistema de freios com válvula sensível à carga e filtro secador de ar garantem frenagem eficiente em terrenos irregulares. O modelo também é usado como canavieiro e madeireiro
O Cargo 1722e, utilizado no segmento dos médios, com peso bruto total técnico de 16.800 kg e capacidade de carga útil mais carroceria de 10.810 kg. Na nova versão com tomada de força traseira, com distância entre-eixos de 4.800 mm, é ideal para uso como coletor e compactador de resíduos. Seu motor eletrônico Cummins Interact 6, com seis cilindros e 220 cv de potência, e a transmissão Eaton de seis marchas sincronizadas proporcionam menos consumo de combustível e interatividade com o motorista. O sistema de freios com válvula sensível à carga e filtro secador de ar garantem frenagens eficientes e maior vida útil do conjunto. O modelo é usado também em entrega fracionada, “milk run”, carga seca, transporte de bebidas, gás, basculante, tanque, com caçamba tipo “brooks”, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico.
Mais um lançamento é o Ford Cargo 1832e, caminhão-plataforma rodoviário com engate para carroceria adicional (Julieta) que proporciona economia e eficiência no transporte de cargas de grande peso e volume. Além do motor Cummins de seis cilindros – com 320 cv (@ 2.000 rpm) e torque de 131,3 kgfm (@ 1.300 rpm), é equipado com dois tanques de combustível de 275 litros que garantem autonomia para grandes distâncias.
Com capacidade máxima de tração de 45.150 kg, o modelo atende às necessidades do transporte logístico para cargas de grande volume e peso e também outras aplicações, como carvoeiro e transporte de animais. Como os demais modelos da linha Cargo, o 1832e é equipado com acelerador eletrônico, que proporciona acelerações e retomadas mais eficientes e contribui para a economia de combustível, além do controle automático de velocidade que aumenta o conforto ao dirigir. O freio-motor com borboleta controlada eletronicamente auxilia o motorista a desacelerar o veículo em descidas, com menor desgaste dos componentes do freio. Os freios com válvula sensível à carga no eixo traseiro garantem a segurança e controle direcional do veículo e evitam o travamento das rodas traseiras nas condições de carga parcial ou vazio, especialmente em piso molhado. O sistema incorpora também filtro secador de ar, que evita o acúmulo de umidade e aumenta a vida útil do conjunto de freios.
Veículo Comercial
A Ford também faz o pré-lançamento da Transit Chassi-Cabine. A novidade, que será disponibilizada a partir do mês de abril de 2010, tem peso bruto total de 3.500 kg, o que a torna adequada para rodar nas zonas urbanas de máxima restrição à circulação de caminhões. Além disso, não é necessário habilitação especial para ser dirigida. Ela vai atuar no segmento de entregas urbanas.
O veículo é equipado com motor Duratorq 2.4 TDCi turbodiesel, com potência de 115 cv e torque de 31,5 kgfm e transmissão de seis marchas – todas sincronizadas, inclusive a ré. A tração traseira aumenta a estabilidade e o desempenho em rampas. Conta também com o sistema de controle e auxílio de tração BTCS, que evita a patinação das rodas e melhora a capacidade de arranque em pistas com pouca aderência.
O banco do motorista da Transit oferece seis níveis de ajuste e apoio para o braço, com formato ergonômico e comandos à mão. Entre outros itens de conforto e conveniência, vem equipada de série com ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, travamento automático das portas a 8 km/h, duas tomadas de 12 volts e rádio AM/FM com MP3, entrada auxiliar e para iPod. Além disso, possui controles de som na barra de direção, que permite ao motorista operar o sistema sem tirar as mãos do volante. Uma superfície para apoio de pastas e laptop no painel, suportes para copos e garrafas e diversos porta-objetos aumentam a funcionalidade na cabine.
A Ford Transit traz também itens de segurança, como air-bag para o motorista, freios a disco com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e controle eletrônico de estabilidade (ESP), que corrige eventuais deslizes do motorista, além de assistência de arrancada em rampas (HLA) – que não deixa o veículo deslizar para trás após parar numa subida – e assistência de frenagem em emergência, que aumenta a eficiência dos freios em situações críticas.
Desempenho
A Ford anuncia que fechará o ano de 2009 com crescimento no Brasil e forte presença na América do Sul. No mercado brasileiro, a previsão é obter 19,3% de participação até o final do ano, além de crescimento da marca na América do Sul. Segundo o gerente de Vendas da Operações de Caminhões, Cláudio Terciano, em vendas, o mercado brasileiro de caminhões deve fechar 2009 com cerca de 105 mil unidades negociadas.
No mercado de vans a presença também é expressiva. Terciano diz que em menos de um ano no mercado nacional a Transit obteve participação de 7%. “A perspectiva é de melhorarmos ainda mais nossa presença no segmento de vans este ano. E com a nova versão Chassi-Cabine, que estará disponível em 2010, a linha Transit aumentará sua versatilidade de aplicações”, diz.
As perspectivas para 2010 são otimistas. Números do diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul, Oswaldo Jardim, dão conta que a empresa espera fechar o próximo ano com 20% de participação no mercado, estimado em 113.000 veículos. “Estamos preparados para entregar o volume que o mercado demandar”, resume. Entre os fatores que estimulam a empresa estão a retomada do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) em 2010, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
América do Sul
A Ford Caminhões deve fechar 2009 com participação de 21,3%. “Temos participação de 24% na Argentina, 5,8% no Chile e 25,5% na Região Andina", destaca Jardim. As vendas na região, lembra, pós um período difícil enfrentado por diversos países, também apresenta sinais de retomada de mercado. “O ritmo é ainda motivo de atenção da Ford Caminhões, mas os sinais de retomada revelam a perspectiva de um crescimento lento, porém consistente”, afirma.