A Mercedes-Benz apresenta ao mercado brasileiro uma série de caminhões que tem como objetivo completar a gama de produtos ofertados.
O pesado Actros 2646 LS 6x4 com motor V6 de 456 cavalos se destaca pelos padrões de conforto, desempenho, tecnologia e segurança para o transporte de cargas. Produzido na Alemanha, traz para o Brasil uma série de tecnologias, como o câmbio totalmente automatizado sem pedal de embreagem, sistema de orientação de faixa de rolagem, sistema de controle de proximidade, bloqueio de deslocamento para partida em rampa e assistente ativo de frenagem, bem como ABS, ASR (controle de tração) e retarder. Além da tecnologia embarcada, a novidade se destaca por sua suspensão a ar e pela cabina Megaspace – altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros – com piso totalmente plano, o que visa assegurar elevados níveis de conforto de dirigibilidade.
O 2646 LS é o primeiro modelo rodoviário da linha Actros que chega ao Brasil. Com entre-eixos de 3.300 mm, o lançamento permite a utilização de diversos semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, grãos, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner. O veículo é indicado para longas distâncias rodoviárias e para multicomposições, como bitrem (sete eixos e 57 toneladas de PBTC) e rodotrem (novo eixos e PBTC de 74 toneladas). Vale lembrar que o Actros 2646 LS já atende à resolução Contran 326/09, que torna obrigatório, a partir de 1º de janeiro de 2011, o uso da tração dupla 6x4 em composições com PBTC de 57 toneladas.
O novo Actros rodoviário traz para o mercado brasileiro, ainda, tecnologias agregadas aos sistemas de segurança ativa Telligent® da Mercedes-Benz. O Lane Guidance System (sistema de orientação de faixa de rolagem), Proximity Control System (sistema de controle de proximidade), Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), Brake System Telligent® with ABS and ASR (sistema de Freios com ABS e ASR) e Roll Back Prevention (bloqueio de deslocamento para partida em rampa).
O lançamento é equipado, ainda, o Fleetboard – ferramenta que otimiza a gestão da frota. Graças a uma série de serviços e funcionalidades, como maximização da manutenção e da condução econômica, controle de tempo de trabalho do motorista e mapeamento de rotas, o FleetBoard permite uma gestão profissional da frota, com maior eficiência operacional e maior rentabilidade para os clientes.
Outras novidades
A Mercedes-Benz aproveita a Fenatran e mostra o Axor 2535 6x2. Com ele, a empresa passa a atender uma nova faixa dentro do segmento de pesados com tração 6x2, oferecendo um cavalo-mecânico com potência de 354 cv, especialmente indicado para composições com peso bruto total combinado (PBTC) de 48,5 ou 50 toneladas. Entre os destaques do Axor 2535 estão os componentes desenvolvidos e produzidos pela Mercedes-Benz: câmbio de 16 marchas, robusto eixo de tração HL7 com redução nos cubos e segundo eixo traseiro com suspensor pneumático. Além de freios a disco ou a tambor, freio ABS de série, cabina leito teto baixo ou teto alto, climatizador e computador de bordo.
Mais uma novidade é o câmbio semiautomatizado para o Axor 4144 6x4 fora-de-estrada. O produto está equipado com o câmbio Mercedes-Benz G 240 de 16 marchas com sistema semi-automatizado de troca de marchas. Este sistema, o Telligent®, torna os engates de marcha mais rápidos, suaves, precisos e seguros, facilitando o trabalho do motorista. A manopla do câmbio Telligent® está posicionada em um console ao lado do banco do motorista, em posição ideal e ergonômica. Com isso, o motorista pode selecionar as marchas com simples movimentos, sem esforço, favorecendo a condução econômica e mais segura. O câmbio semiautomatizado será item de série para os caminhões Mercedes-Benz fora-de-estrada equipados com o motor eletrônico OM 457 LA, como os modelos 3340, 3344, 4140 e 4144. Posteriormente, também estará disponível para os modelos rodoviários Axor 2035, 2040, 2044, 2535, 2540, 2544, 2640 e 2644.
Para reforçar o conceito de flexibilidade na configuração de caminhões, a Mercedes-Benz expõe na Fenatran o semipesado Atego 2425 6x2 com a inédita cabina leito teto alto, novidade que amplia as opções de escolha para os clientes, que já contavam com as versões de cabina standard, estendida e leito teto baixo. A cabina leito teto alto, também disponível para os demais modelos Atego, oferece níveis ainda mais elevados de conforto e ergonomia, assegurando ao motorista comodidade e bem-estar para o trabalho e o descanso.