Frigoríficos, couro e metal-mecânico são os produtos movimentados
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) iniciou, na última semana de maio, duas operações diárias de carga e descarga de composições ferroviárias da América Latina Logística (ALL). Os movimentos são realizados na zona primária pelo próprio operador portuário.
Segundo o gerente Comercial do TCP, Marcelo de Oliveira, os produtos operados pelo ramal ferroviário são frigoríficos, couro e meta-mecânico, provenientes das regiões Norte e Oeste dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O executivo é otimista quanto ao desempenho do modal, mas não divulga números. “A participação ainda é pequena, por isso temos uma grande expectativa”, resume. Para ele, a utilização da ferrovia é estratégica para o terminal.
Oliveira afirma que não foram necessários investimentos recentes no TCP para iniciar os trabalhos. De acordo com o gerente, desde o ano de 2006 já foram investidos cerca de R$ 400 mil na instalação de trilhos. A ALL é a única fornecedora de transporte ferroviário que opera no TCP.