Evento terá a participação de Don Bowersox, o grande nome da logística mundial
Ao contrário dos eventos tradicionais, que trazem as boas práticas e tutoriais já experimentados pelas empresas, o Future.Log se propõe a dar o caminho a seguir para atender a um novo mercado que surgirá após a crise financeira mundial, além de fornecer ferramentas importantes para agir no momento atual. O evento, organizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS e pelo instituto de pesquisa norte-americano AMR Research, acontece entre os dias 22 e 24 deste mês, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.
O Future.Log é uma evolução natural do Fórum de TI aplicada à Logística – que também era organizado pelo ILOS –, mas visa dar um passo adiante, colocando a tecnologia da informação dentro de um contexto mais amplo e efetivo, junto com processos e pessoas.
“O grande motivador, até o ano passado, era discutir e conhecer as melhores práticas, no sentido de se auferir os benefícios da TI. Contudo, hoje ela só fará sentido dentro de um ambiente adequado e mais amplo”, explica Cesar Lavalle, diretor de Relações Internacionais do ILOS e membro do Comitê Técnico do Future.Log, ao lado do professor Dale Rogers, diretor do Center for Logistics Management da Universidade de Nevada (EUA).
Segundo Lavalle, esta não é uma crise como as outras, é um momento de reset, ou seja, que terá novas regras e condições que irão determinar o jogo. “O mercado não vai retornar ao ponto em que estava antes da eclosão da crise; vai haver uma reconfiguração. E, apesar de o evento ter sido pensado antes da crise, ela faz com que ele tenha ainda maior relevância, pois é o momento de os gestores de alta patente fazerem uma profunda reflexão e tentar traçar um caminho para o futuro. E isto significa inovação, trabalhar na fronteira”, afirma o diretor do ILOS.
Neste sentido, a palestra Responsible Supply Chain Model, do Professor Donald Bowersox, da Universidade Estadual de Michigan (EUA) e certamente um dos maiores nomes da logística mundial, cai como uma luva. Ele prega que as empresas vencedoras serão aquelas capazes de implementar um modelo de negócios dotado de capacidade de respostas rápidas e efetivas à demanda, puxada pelo consumidor final. Este modelo será baseado no uso intensivo de tecnologia da informação, tanto a disponível como a emergente. “A partir daí, conseguimos fazer a ponte perfeita entre o antigo Fórum de TI e o Future.Log”, coloca Lavalle.
De acordo com ele, nesta transformação deve-se ter um modelo a seguir, ou se tentará atender ao mundo novo com uma leitura antiga. “É através da TI que você dá esse salto, com informação precisa, rápida e oportuna, para reagir no menor tempo possível às mudanças. E é aí que o Future.Log ganha consistência, porque tem um modelo em que se discutem as questões que estarão na agenda dos executivos de ponta.”
Módulos
O evento é dividido em seis módulos, cada um com meio dia de duração, em que haverá uma apresentação principal seguida de um Fórum de Debates, nos quais as empresas convidadas terão um tempo para discorrer sobre sua experiência ou iniciativas no tópico abordado.
Abrindo os trabalhos, no Módulo 1 – sobre Tendências no Supply Chain – haverá a sessão geral “Perspectivas e Desafios no Supply Chain na Próxima Década”, conduzida por Dale Rogers; Donald Bowersox; Greg Aimi, diretor de Pesquisa da AMR Research; e pelo professor Paulo Fleury, diretor-geral do ILOS. O Módulo 2, sobre Visibilidade no Supply Chain, terá a palestra de Greg Aimi; o Módulo 3 – Supply Chain com Capacidade de Resposta Rápida e Efetiva –, trará a palestra de Bowersox; No Módulo 4, Integração & Colaboração, a palestra de Leonardo Julianelli, gerente de Capacitação do ILOS, que apresenta resultado da pesquisa “Processo de Planejamento da Demanda e S&OP (Sales and Operations Planning) em Empresas Brasileiras”, feita em conjunto pelo ILOS e pela AMR. No Módulo 5 – Gestão de Riscos –, haverá a palestra de Dale Rogers sobre a Gestão de Riscos em Supply Chains Globais. Fechando o evento, e também o trinômio “Pessoas, Processos e Tecnologia”, vem a palestra “Organização do Supply Chain nas Empresas e o Perfil do Profissional Segundo os Requisitos de Mercado”, ministrada pelo também diretor de Pesquisas da AMR Research, David Aquino, especializado em gestão de talentos e desempenho organizacional.
“Ao olharmos o programa, vemos que a programação atende à máxima de que é preciso tratar pessoas, processos e tecnologia, abordando preocupações como a visibilidade no supply chain através da informação, com o layer de processos, em que o módulo de Responsible Supply Chain do Bowersox chega ao requinte de dar um caminho, com algumas etapas a seguir; e há a questão da colaboração, porque num mundo global e sofisticado, onde cada vez mais players interagem dentro de um processo ampliado e multi-empresas, os relacionamentos transcendem as barreiras empresariais. E a colaboração e a TI são vetores que ajudam a remover essas barreiras”, acrescenta Lavalle.
Nesse sentido – finaliza o diretor de Relações Internacionais do ILOS – o Future.Log se diferencia dos eventos tradicionais, inclusive no formato. Enquanto os outros dão um raio-X do que já aconteceu, este indica caminhos e direções a seguir para o futuro e também no curto prazo, estimulando a reflexão sobre como será o novo jogo no mercado pós-crise.
Segundo Lavalle, a ideia foi justamente diferenciar este evento do já tradicional Fórum Internacional de Logística, que acontecerá em setembro, no Rio de Janeiro, e assim oferecer produtos diversos para os mercados do Rio e de São Paulo. Em comum, os dois têm a Feira Expo Logística 2009, de produtos e serviços voltados à tecnologia aplicada ao supply chain.
A programação completa e outras informações sobre o Future.Log podem ser acessadas no endereço: www.ilos.com.br.