I Fórum Internacional de Logística Reversa mostra o alto potencial de ganhos da atividade para as empresas
Ganhos empresariais relacionados ao custo do produto, imagem da empresa, fidelização do cliente e responsabilidade sócio-ambiental são algumas das vantagens que a logística reversa pode representar para as empresas. Estas e outras características serão apresentadas durante o I Fórum Internacional de Logística Reversa, evento a ser realizado no dia 13 de maio, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, organizado pelo Conselho de Logística Reversa do Brasil – CLRB e pela Publicare Eventos. O Fórum tem o patrocínio do Rapidão Cometa, da TGestiona, da Oxil Manufatura Reversa, dos Correios, do Governo Federal, da Pearson Education, Direct Parcel Service e Exata Logística.
Esta primeira edição do Fórum pretende situar os participantes dentro do universo da logística reversa, área ainda pouco explorada mas que tende a crescer, não somente pelas leis ambientais cada vez mais restritivas, que obrigam fabricantes e consumidores ao descarte responsável dos produtos, como pelas já citadas vantagens competitivas que a atividade pode trazer. O evento apresentará a evolução dos conhecimentos e práticas empresariais de Logística Reversa no Brasil e no mundo, além de promover o network e oportunidades de negócios entre os participantes.
A logística reversa ou supply chain reverso trata do retorno do produto no pós-vendas, após o consumo ou quando retorna por motivos diversos, como defeitos, por exemplo. Ela é complementar à logística direta, que trata da cadeia de suprimentos desde a matéria-prima até a chegada do produto ao consumidor final. Mas, ao contrário desta, a logística reversa ainda é uma área relativamente nova e inexplorada, principalmente no Brasil – daí a importância de eventos como este Fórum.
Nele, serão apresentados seis cases de logística reversa de empresas relevantes, como HP, Correios, Rapidão Cometa e TGestiona, o braço logístico da Telefonica, que mostrarão suas iniciativas e resultados dentro da atividade. O Fórum contará também com palestras nacionais e internacionais de profissionais que trarão dados relevantes sobre este mercado. Entre eles está o fundador e CEO da Reverse Logistics Association (RLA), dos Estados Unidos (veja artigo nesta Seção), e do Dr. Luis Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde, de Portugal – entidade que promove a coleta seletiva, o retorno e a reciclagem de resíduos de embalagens.
O evento destina-se a executivos de empresas de vários segmentos, como fabricantes, distribuidores e atacadistas, varejistas, operadores logísticos e prestadores de serviços de remanufatura e reciclagem, serviços de conserto e seleção de destino, serviços de call center/SAC, consultores, liquidadores ou brokers, fornecedores de sistemas de informação e captação de dados, empresas de leilões, acadêmicos, órgãos governamentais, entidades ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade, que estão de alguma forma envolvidas com o retorno de produtos ainda não usados ou produtos de pós-consumo.
I Fórum Internacional de Logística Reversa
13 de maio de 2009
Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, São Paulo, SP
Organização: CLRB e Revista Tecnologística
Informações: (11) 5505-0999/ (11) 5097-9895
forum@publicare.com.br
www.clrb.com.br/forum