Ibovespa
121.203,90 pts
(-0,74%)
Dólar comercial
R$ 6,19
(1,87%)
Dólar turismo
R$ 6,43
(2,03%)
Euro
R$ 6,44
(1,59%)

ID anuncia operação logística da Casa Show

Por Redação em 22 de abril de 2009 às 15h56 (atualizado em 05/05/2011 às 11h09)

Varejista de material de construção terceiriza operação pela primeira vez

A operadora francesa ID Logistics aproveitou a feira Intermodal para anunciar seu mais novo cliente, a Casa Show, rede varejista do Rio de Janeiro, que atua no segmento de material de construção e bricolagem, que pela primeira vez terceiriza sua logística. A rede é a primeira do mercado fluminense, com nove lojas. A decisão de terceirizar foi tomada no segundo semestre de 2008 e a ID foi escolhida pela sua experiência no varejo, segmento em que já atua com as redes Carrefour e Leroy Merlin.

O primeiro passo da ID foi assumir, em fevereiro, as operações do centro de distribuição da Casa Show em São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Em março último, as operações foram transferidas para um novo CD da operadora no bairro da Pavuna, na capital, quase todo tocado por antigos colaboradores da Casa Show reaproveitados e treinados pela ID para atuarem dentro da nova cultura. Ao todo, cerca de cem pessoas trabalham na operação.

A unidade tem cerca de 15 mil metros quadrados de área, onde são gerenciados mais de cinco mil SKUs. A ID é responsável pela armazenagem, gerenciamento dos estoques e do transporte, realizado por transportadores terceirizados. Atualmente, são realizadas cerca de 300 entregas por dia nas lojas e em domicílio. O centro de distribuição está equipado com o sistema de gestão Infolog, o mesmo utilizado nas demais unidades da ID, e a operação é toda gerenciada por radiofreqüência.

Segundo Nicolas Derouin, diretor-geral da ID Logistics no Brasil, atualmente a operação da Casa Show representa cerca de 5% do faturamento do operador, mas a expectativa é de que, com o crescimento da rede, este montante no mínimo duplique.

Além deste cliente, a operadora anunciou, para maio, o início de uma operação em um CD de dois mil metros quadrados em Belém, para um grupo internacional de produtos perecíveis. E, em junho, a ID retoma três operações para outro grupo internacional, desta vez do segmento de bebidas, em Minas Gerais. Derouin não informou o nome dos clientes nem deu mais detalhes sobre as operações, que serão anunciadas mais adiante.

No país desde 2003, a ID possui hoje na operação local 1.500 funcionários, gerenciando 13 sites, com área total de 235 mil metros quadrados, além de duas células de transporte, e obteve em 2008 um faturamento de R$ 77 milhões, sendo a segunda maior operação do Grupo, depois da matriz na França. Ao todo, a empresa organiza no Brasil 30 mil operações de transporte.

O Brasil representa boas perspectivas para a operadora, já que um dos principais setores em que atua, o varejo, não foi fortemente atingido pela crise, principalmente o alimentício e de produtos básicos. O presidente mundial da empresa, Eric Hémar, calcula que o crescimento da ID Logistics no Brasil este ano fique em torno de 20%, um pouco abaixo do desenvolvimento de 25% de 2008 em relação a 2007.

www.idlogistics.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar