O terminal será implantado a 20 quilômetros do Aeroporto Industrial de Viracopos, no eixo rodoviário que engloba a via Anhanguera, rodovia dos Bandeirantes e rodovia Dom Pedro II. A área favorecerá o Mercosul pela facilidade de conexão com o transporte fluvial, que se inicia no rio Piracicaba e segue pelo rios Tietê e Paraná e Rio da Prata.
As obras do terminal começam em julho e a previsão é de que em janeiro de 2004 estejam concluídas. Trata-se de um empreendimento grande, diferente por exemplo, do TIC de Campinas, um terminal aberto. Mas a maior preocupação da EMP Empreendimentos Imobiliários, construtora do terminal, é a segurança.
O TIC será totalmente murado (3,5 metros de altura) com detector de presença e retenção de passagem elétrica, acesso único com acompanhamento por imagem e sensores foto-eletrônicos de presença em toda a sua extensão. O monitoramento será feito vila PLC, ou seja, via rede elétrica.
Haverá também a opção de monitoramento interno individualizado por transportadora em suas próprias dependências dentro do terminal. Outra importante medida de segurança diz respeito às instalações elétricas, todas subterrâneas, sem postes, apenas luz. O objetivo é não dar chance a possíveis grampos em linhas telefônicas e aumentar a visibilidade e área livre.
Com 430 mil metros quadrados de área total e capacidade de 360 mil toneladas mensais, o terminal será dotado de uma central logística para atender às empresas de pequeno porte. A previsão de tráfego em suas instalações é de três mil veículos/dia. Todos os lotes do Terminal Intermodal de Cargas terão internet de alta velocidade.
Também no quesito meio ambiente o TIC-Sumaré inova: um sistema de captação da água da chuva será construído e o líquido adquirido usado para a lavagem de veículos. Além disso, o local abrigará um estacionamento com espaço para pequenos reparos nos automóveis. Wanderlei Gonçalves Freitas, diretor da EMP, informa que "várias transportadoras já aderiram ao projeto".
Companheiros - Tão importante quanto a qualidade da infra-estrutura para se trabalhar é a qualidade de vida dos trabalhadores. Pensando nisso, os construtores do TIC oferecerão uma estrutura completa para o caminhoneiro, composta de área reservada para sanitários e vestiários com área de banho para o caminhoneiro e sua família, parque recreativo para crianças, refeitório, quadra poliesportiva, área de espera para carga e descarga, sala de recreação e descanso para os condutores com telefones e acesso a internet, creche e espaço de lazer e convivência.
A ante-entrada do TIC-Sumaré será de uma rede apoio tanto para o terminal quanto para a população local, já que será composta por posto de combustível e serviços, restaurante, farmácia, vídeo locadora, posto bancário, loja de conveniência e borracharia. O projeto do Terminal Intermodal de Cargas de Sumaré já foi aprovado pela prefeitura da cidade e as obras de infra-estrutura terão início no fim do primeiro semestre de 2004.
EMP: (11) 288-3322