Até a instalação do novo equipamento, a operação de descarga do trigo não superava 100 toneladas por hora e era realizada por meio de sugador (fixo) de propriedade do moinho da Bunge e sugadores portáteis, locados eventualmente. Com o Portalino Mecânico, a Fertimport faz o mesmo trabalho, porém três vezes mais rápido, ou seja, passou-se de 100 para 300 toneladas por hora.
A forma de trabalho é mais ágil. Em vez de o trigo ser aspirado, braços mecânicos mergulham no porão do navio e elevam o cereal, que depois desce por gravidade até o transportador do moinho. Com esse sistema, o prazo para descarregar um navio de 25 mil toneladas cai para menos da metade, 12 para cinco dias. "Vale ressaltar que os graneleiros levam sete dias para trazer o trigo da Argentina até o Porto de Recife, e era necessário quase o dobro desse tempo para descarregá-lo", esclarece Ricardo Von Sohsten, gerente da Fertimport.
De acordo com Von Sohsten, o Portalino operará em plena capacidade com a conclusão das obras de dragagem do cais, que encontra-se muito raso. As obras permitirão que os berços 9 e 10, passem de 24 para 32 pés, permitindo que o navio encoste no cais e, dessa forma, o Portalino descarregue sozinho o trigo, sem a ajuda de outros sistemas.