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Evento acontece em 22 de abril

Por Redação em 11 de abril de 2008 às 11h34 (atualizado em 05/05/2011 às 16h41)

Sétima edição do Prêmio Volvo de Logística se realiza este mês em São Paulo

Evento que já se tornou tradicional no calendário de logística brasileiro, o Prêmio Volvo de Logística acontecerá, este ano, no dia 22 deste mês, em São Paulo. Uma iniciativa da Volvo, da Revista Tecnologística e do Centro de Estudos em Logística (CEL), do Coppead/UFRJ, o prêmio é dado aos dez melhores prestadores de serviços logísticos (PSL) escolhidos pelos próprios usuários dos serviços, levantados através de pesquisa realizada anualmente pelo CEL.

Como ocorre todos os anos, a expectativa do mercado é grande, mas o sigilo em torno dos vencedores é absoluto. Em 2006, o universo pesquisado foi de 350 profissionais de logística, um aumento de 25% sobre 2005. Este ano, a pesquisa ouviu 377 pessoas, de 222 empresas. A idéia do CEL é a cada ano ouvir mais pessoas, para dar maior credibilidade e representatividade à pesquisa.

Segundo a pesquisadora Maria Fernanda Hiijar, responsável pela coordenação da pesquisa pelo CEL, as empresas ouvidas foram selecionadas da lista das mil maiores empresas do país, de acordo com o ranking da revista Exame. “Para dar legitimidade, retiramos da relação empresas que não são contratantes de serviços logísticos, além dos próprios PSL”, explica ela.

Além de premiar os dez melhores no cômputo geral, o evento premia ainda os dois melhores PSL em oito segmentos, divididos em alimentos e bebidas; automotivo; comércio varejista; eletroeletrônico; farmacêutico, higiene, limpeza e cosméticos; papel e celulose; químico e petroquímico; e siderurgia e metalurgia. As empresas podem ser premiadas em mais de um segmento e ainda serem premiadas tanto no cômputo geral quanto por segmento, o que geralmente resulta num número de ganhadoras acima de dez empresas.

Outra peculiaridade do Prêmio Volvo de Logística é que os votantes podem escolher prestadores cujos serviços eles não utilizam, o que é importante por dar, além da visão do usuário, a percepção que o mercado em geral tem dessas empresas.

Números

No evento, além de conhecer os vencedores e renovar seu network, os participantes assistem ainda a uma exposição dos dados da pesquisa, interessante para se saber o estágio atual da prática da logística no Brasil, além de acompanhar sua evolução pela comparação com os resultados das pesquisas dos anos anteriores. Além da pesquisa, o levantamento do CEL baseia-se também no Panorama Brasileiro de Operadores Logísticos, publicado anualmente pela Revista Tecnologística.

No ano passado, por exemplo, a pesquisa do CEL entre os PSL instalados no Brasil constatou que, desde a primeira edição do prêmio, em 2001, houve um aumento da receita de R$ 1 bilhão para R$ 21,3 bilhões. O levantamento de 2007 apontou ainda que a receita média dessas empresas saltou de R$ 28,57 milhões para R$ 160,25 milhões no período. Em 2005, a receita dos PSL instalados no país representou 1,4% do PIB.

Já os números da pesquisa deste ano revelam que a receita média dos PSL aumentou, sendo atualmente de R$ 178 milhões/ano. Isto demonstra que a receita é crescente, apesar de a tendência ser de estabilização do mercado, com o surgimento de menos empresas de logística. Este ano, os operadores em atividade no país registrados pela pesquisa foram 122. Desde a primeira pesquisa até o ano passado, a quantidade de PSL subiu de 35 para 133, dos quais 65% tinham dez anos ou menos de mercado. “Esta redução no número de empresas, resultado muitas vezes de fusões e aquisições, é um bom indicador desta estabilização. Nos primeiros anos, via-se que ainda era um mercado em formação, em crescimento, que agora se estabiliza”, explica a pesquisadora.

A pesquisa mostra ainda o que diferencia as empresas ganhadoras do prêmio das demais, o que é importante para o mercado saber em que deve investir e o que o mercado percebe como diferencial. Entre os indicadores, o destaque em 2007 foi para o número de funcionários, receita média anual, certificações, presença internacional, frota própria, número de armazéns e o uso avançado de TI.

“A pesquisa deste ano indicou que um dos maiores diferenciais entre as empresas ganhadoras e as demais é o número de armazéns próprios, bem maior entre os vencedores. Já o item “frota própria” diminuiu entre as dez primeiras, o que indica uma tendência maior de quarteirização deste serviço, uma vez que a frota brasileira, longe de diminuir, cresceu muito no ano passado, como demonstram os ótimos números das montadoras de veículos”, diz Maria Fernanda.

De acordo com ela, o levantamento deste ano traz algumas diferenças em relação aos anteriores. Uma delas é que, antes, o transporte era o serviço mais oferecido, por quantidade de PSL. Agora, este indicador foi ultrapassado pela armazenagem. “A maior parte das empresas ouvidas também oferece o controle de estoques, o que faz muito sentido. Elas oferecem assim tanto a infra-estrutura quanto o serviço de controle de armazenagem”, diz a coordenadora. Outra surpresa, segundo ela, foi que o item “desenvolvimento de projetos” apareceu à frente dos transportes como serviço mais oferecido pelos PSL.

A sétima edição do Prêmio Volvo de Logística tem o apoio das empresas Volvo Financial Services e Michelin.

A solenidade de entrega do Prêmio Volvo de Logística será realizada às 19 horas no Centro Universitário Senac (Campus Santo Amaro), localizado na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, em São Paulo (SP). 


www.centrodelogistica.com.br
www.volvo.com.br

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