Objetivo da montadora para este ano é aumentar as vendas em 40%
A Iveco encerrou o ano de 2007 com o melhor resultado de vendas no Brasil. Segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a montadora aumentou suas vendas em 119%, enquanto o mercado de caminhões cresceu 30,5%. Segundo o presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzu, a companhia comercializou, em 2007, 6.352 unidades. A produção acompanhou o ritmo. De acordo com Mazzu, a fábrica instalada em Sete Lagoas (MG) produziu no ano passado 8.000 veículos, aumento de 45% frente a 2006.
A participação da Iveco no mercado de caminhões passou de 3,2% em 2006 para 5,3% em 2007. No varejo, a empresa cresceu 65%, o que garantiu 4,9% de market share no mercado brasileiro. Em dezembro de 2007, a participação da companhia atingiu 5,2%.
O grande destaque da montadora ficou por conta do modelo Stralis. Com 2.490 unidades emplacadas em 2007, o pesado registrou um crescimento de 200,4%, dobrando sua participação no mercado. Os números divulgados pela Iveco comprovam o desempenho. Em 2006, o modelo detinha 8,3% de participação de mercado e fechou o ano passado com 15,7% no segmento de caminhões acima de 45 toneladas de PBT. “Nossa meta é crescer dois pontos percentuais por ano”, garante.
Os investimentos para sustentar as metas no período compreendido entre os anos de 2008 e 2010 já estão programados. “Para o Brasil, serão destinados R$ 125 milhões por ano, isto é, 60% a mais que o volume anterior de investimentos”, ressalta. Mazzu informa que serão dois novos produtos por ano. “Vamos aumentar a produção, continuar a expandir nossa rede de concessionárias no Brasil e aumentar nossa força de vendas”, salienta.
Estratégias
Para o presidente da montadora, os números da montadora são reflexo da nova estratégia adotada para o Brasil. “Em 2007, tomamos medidas administrativas, industriais e comerciais para ampliar a presença da empresa na região. O processo continua em 2008”, diz. Segundo ele, a Iveco definiu o país como uma área prioritária de crescimento.
Algumas ações adotadas em 2007 são ressaltadas pelo executivo, como o lançamento das linhas Daily e Stralis. Outras medidas lembradas são o aumento de produção na fábrica, criação no Brasil da área de Desenvolvimento de Produto América Latina, adoção do programa de expansão da rede de concessionárias, reestruturação e ampliação da área comercial e de marketing, criação da área de comunicação e publicidade, além da homologação de toda a gama de produtos da montadora para o uso do biodiesel B5.
Para 2008, os objetivos já estão traçados. A meta é vender cerca de nove mil veículos no mercado brasileiro, 40% a mais do que no ano passado, e acima do previsto para o restante do mercado. Projeções dão conta de que, em 2008, o segmento de caminhões crescerá no Brasil cerca de 10% frente a 2007. O otimismo, segundo Mazzu, se deve ao fato de os modelos lançados no ano passado começarem a impactar mais fortemente as vendas a partir de agora. “Vamos continuar crescendo acima da média”, afirma.