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Fórum Internacional de Logística chega à 13a edição

Por Redação em 13 de agosto de 2007 às 9h09 (atualizado em 26/04/2011 às 16h15)

Evento do CEL/Coppead, que começa hoje no Rio de Janeiro, mantém aposta na pulverização de temas

O Fórum Internacional de Logística – que vai de hoje à quarta-feira no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro – abrirá este ano a sua décima terceira edição com um diagnóstico dos portos brasileiros apresentado por Paulo Fleury, diretor e professor do Centro de Estudos em Logística (CEL) do Coppead/UFRJ, que organiza o Fórum. O evento é o mais importante do setor de logística e supply chain management no país e tratará de uma gama múltipla de temas que interessam em cheio aos profissionais da área.

Em paralelo, ocorre também a Expo Logística, uma feira de produtos e serviços voltados ao setor. Ambos os eventos atraem os mais importantes executivos de supply chain management, vindos tanto de embarcadores quanto de consultorias, universidades e institutos, além de profissionais independentes.

Para fornecer mais subsídios à discussão sobre a capacidade e a eficiência dos portos no país, o CEL/Coppead realizou, em 2007, um levantamento da situação entrevistando as maiores empresas exportadoras do país, os principais armadores e os agentes em operação, além dos próprios terminais e administrações portuárias. A pesquisa envolveu questões relacionadas à gestão, infra-estrutura, capacidade e eficiência dos portos, e o professor Fleury apresentará, na Sessão Geral de abertura do Fórum, os principais resultados encontrados.

A outra Sessão Geral com perspectiva de atrair grande atenção dos participantes será a revisão da pesquisa dos Custos Logísticos no Brasil, cuja primeira versão foi apresentada no 11º Fórum, realizado em 2005. A crescente demanda por informações relativas a custos logísticos no Brasil motivou o CEL a realizar periodicamente uma pesquisa sobre este tema e, no Fórum, serão apresentados os resultados do último levantamento e a comparação com outros países. Além dos dados evolutivos, serão analisados o quadro atual e as perspectivas do custo logístico no Brasil.

“A primeira pesquisa, realizada em 2005, foi um divisor de águas, pois se falava que o custo logístico no Brasil era de 17% e a pesquisa demonstrou que era menor, de cerca de 12%”, afirma o professor do CEL e organizador do evento, César Lavalle. “Este novo estudo está gerando uma grande expectativa, pois todo mundo usa estes dados como referência hoje.” A sessão será apresentada no último dia do evento por Maurício P. Lima, coordenador da Área de Cursos e Pesquisador Associado do Centro de Estudos em Logística do Coppead/UFRJ.

Tendências

Manter a fórmula de sucesso presente desde a primeira edição há treze anos, ou seja, entender as tendências e o que está acontecendo, mas sem direcionamento para um tema específico – esta é a proposta do fórum. Isto não significa, no entanto, fechar os olhos ao futuro; ao contrário, este ano o evento trará como diferencial em relação ao de 2006 uma maior diversidade dos temas tratados, com a apresentação de sessões gerais, tutoriais e cases relacionados à logística, mas, de acordo com Lavalle, “inusitados para a nossa realidade”. “Tentamos trazer questões relacionadas à logística, mas mais abrangentes, diferenciadas daquelas tradicionais”.

Ele exemplifica com a sessão geral do líder da Prática de Supply Chain da Accenture na Ásia, Jamie Bolton, que discutirá o papel das economias emergentes e da China no desenvolvimento de uma estratégia de operações globais. Segundo Bolton, os países em desenvolvimento estão modificando a economia mundial e sua dinâmica, e as linhas de geração de receitas e a base de abastecimento das empresas estão sendo globalizadas. Desta forma, o desenvolvimento de operações globais está hoje no cerne da estratégia de negócio de muitas empresas.

Isto tem levado a diversas mudanças, seja no planejamento de operações, na definição da rede global, na coordenação do portfólio de produtos ou na gestão da propriedade intelectual. A apresentação discutirá os efeitos destes movimentos e a necessidade da utilização de uma abordagem pragmática e de modelos de operação adequados para alavancar a China e outros países como uma base de fornecimento ou de geração de receita para as operações globais das empresas.

Outra sessão geral pertencente a esta busca pela maior abrangência da logística discutirá o desafio logístico nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Os dois palestrantes, Cristiana Maria Rezende de Macedo e Fernando José Vieira Pacheco, foram respectivamente supervisora e Gerente de Logística do comitê organizador dos jogos.

A programação do Fórum Internacional de Logística inclui ainda 54 cases de aplicação dos conceitos pelas empresas líderes de mercado atuantes no Brasil, além de Tutoriais que discutem os principais conceitos e sistemas de logística e suas várias aplicações.

Em relação ao público participante, a expectativa é da presença de 900 a mil pessoas, contra 850 em 2006.

Como tem feito desde a primeira edição do evento, a Revista Tecnologística estará presente, trazendo flashes do evento neste site, e publicará a cobertura completa do fórum e das novidades apresentadas na Expo Logística na edição de setembro.

www.forumlogistica.net

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