Mudança de sistemas e treinamento dos colaboradores são as iniciativas
A Columbia divulga que, durante o biênio 2007/2008, o foco da companhia estará voltado para a estratégia denominada Plano Diretor. A ação consiste em direcionar os investimentos em novas tecnologias da informação e no preparo dos funcionários para as mudanças. As ações já foram iniciadas.
O gerente de Projetos, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Marcelo Brandão, explica que o primeiro passo foi mapear os processos operacionais de armazenagem – recebimento, armazenagem, expedição e conferência – a fim de reescrevê-los. “Verificamos que o sistema apresentava falhas. Porém, os maiores problemas estavam relacionados às pessoas e aos processos”, diz. Segundo ele, o desafio da Columbia é melhorar a performance dos colaboradores para que o sistema seja corretamente empregado.
Outro objetivo da empresa é tirar o desenvolvimento dos sistemas de dentro da Columbia, onde até então eram desenvolvidos com equipe própria. Segundo Brandão, a idéia, agora, é padronizar e terceirizar ao desenvolvimento, a fim de focar as atividades da Columbia no gerenciamento de projetos e soluções logísticas. “Escolhemos a Logocenter e adquirimos um WMS que gerencia as operações logísticas e alfandegadas, além de um novo sistema para nossa Trading. Investimos, ainda, num sistema de apuração de margem de contribuição por cliente”, conta.
Com essas mudanças, Brandão espera que a área de negócios da companhia tenha maior acuracidade no momento de formar preços e propostas, além de proporcionar maior visibilidade da carteira de clientes e das operações.
Mão-de-obra
A mudança na Columbia não se restringe à introdução de novos sistemas. Os colaboradores também receberam orientações sobre novas práticas de atuação.
O próximo passo será realizar um plano de envolvimento junto aos 500 funcionários operacionais. “Estamos explanando, dentro de uma linguagem compreensível para todos, o que essa mudança vai trazer para a empresa: as facilidades, a melhoria na qualidade dos serviços e a facilidade na obtenção de informação para disponibilizar ao cliente”, afirma. Brandão divulga que estão previstos treinamentos, ministrados por profissionais da Columbia e da empresa parceira.
Terminada a etapa de melhoria da mão-de-obra, outros setores da área de TI receberão investimentos. Serão centralizados os sistemas, consolidando todas as informações em uma única base de dados já que, hoje, cada unidade da Columbia tem a sua central de informações. “Atualmente uma tecnologia busca as informações e disponibiliza no portal. Queremos ter uma base única para disponibilizar as informações com mais qualidade e rapidez ao nosso cliente”, frisa.