Companhia colombiana obtém homologação e já investe em dois Boeing
A Avianca Cargo, divisão da companhia aérea colombiana de mesmo nome que atua no transporte aéreo de cargas utilizando aviões de passageiros desde 1919, anuncia que foi homologada pela Aero Civil – órgão regulador do espaço aéreo colombiano – para, a partir de 2008, iniciar suas operações com aviões cargueiros. O gerente de cargas da Avianca Cargo Brasil, Augusto Oliveira, informa que, para isso, a companhia investirá na compra de dois Boeing 767 cargueiros. As aeronaves têm capacidade para 50 toneladas e serão entregues nos meses de março e abril do próximo ano.
O executivo lembra que a cidade de São Paulo não receberá estes cargueiros. “Temos uma rota em estudo, ainda não aprovada, entre Bogotá e Manaus”, resume. Oliveira afirma que a companhia não tem a pretensão de operar em São Paulo, uma vez que o vôo até a capital colombiana é longo, as tarifas são baixas e o mercado, segundo ele, está saturado.
O gerente não divulga números, mas afirma que a expectativa de crescimento é grande no setor cargueiro. “Nossos vôos atualmente saem cheios, estamos precisando de espaço e com a vinda desses dois cargueiros queremos crescer”, diz.
A Avianca Cargo representa hoje, cerca de 10% do faturamento da companhia aérea e opera em destinos variados, como Caribe, Colômbia, Venezuela, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Barcelona, Alicante e Madri.
Vôo do Brasil
No Brasil, a Avianca Cargo opera atualmente um vôo diário de Guarulhos (SP) para Bogotá, na Colômbia. Apesar da malha restrita, os números são positivos. Oliveira anuncia que, nos últimos cinco anos, a empresa computou crescimento de 400% no país. “No primeiro trimestre de 2007, nosso crescimento foi de 13% comparado ao mesmo período do ano anterior”, calcula. Para o final do ano, reforça o gerente, a meta é crescer 10% com relação a 2006.
Para o transporte das cargas, a companhia utiliza os aviões de passageiros empregados na rota, Boeings 767-300. Cerca de 300 toneladas de cargas são movimentadas mensalmente pela empresa no Brasil. O tipo de carga proveniente do Brasil não obedece a critérios, são produtos dos mais variados segmentos. Da Colômbia para o Brasil, contudo, o predomínio é das flores, com cerca de 50 toneladas mensais.
Oliveira divulga que a Avianca também opera cargas no Brasil em parceria com a OceanAir Express. As localidades atendidas incluem as principais capitais do país, com serviço de coleta e entrega, e rotas regionais exclusivas, como Passo Fundo (RS), Montes Claros (MG), Ipatinga (MG), Cascavel (PR), Petrolina (PE), e São José dos Campos (SP).
A Avianca Cargo tem firmado, ainda, parceria com a West Cargo a fim de oferecer transporte terrestre de cargas provenientes de Porto Alegre, Curitiba, Campinas (SP) e Belo Horizonte. A carga chega por via terrestre a São Paulo, de onde é distribuída para todos os destinos operados pela Avianca Cargo e OceanAir Express.