Meta é estimular o mercado a modernizar seus negócios por meio de estratégias de elaboração
A Associação Brasileira de e-business promoverá, nos próximos dias 17 e 18 de abril (dia 19 manhã bônus), no WCT Hotel, em São Paulo, a III Maratona Supply & Demand Chain Management. Nesta terceira edição, o evento reunirá cases nacionais de diferentes segmentos e tem como meta estimular o mercado logístico a modernizar seus negócios por meio de estratégias de elaboração, mensuração de performance e processos do supply chain.
Outro objetivo do encontro é explorar o tema da gestão da cadeia de suprimentos e demanda, oferecendo informações de experiências aprofundadas sobre temas-chave desse processo. A questão da colaboração em logística, por exemplo, será debatida em tópicos tratando do procedimento mais eficiente de utilização do S&OP com foco em colaboração e sobre qual grau de colaboração deve ser mantido com cada fornecedor, por exemplo.
Outro aspecto que será debatido diz respeito ao VMI – Sistema Colaborativo de Gestão de Estoque. Nas palestras, serão apresentados, por meio de casos práticos, os principais pilares para o sucesso da implantação do VMI, os métodos mais eficientes para tratar da confidencialidade das informações e a vulnerabilidade comercial, entre outros pontos.
A utilização do sistema RFID também será debatida, demonstrando como ele vem contribuindo na redução da falta de produtos disponíveis e quem ganha com sua implantação no controle de estoques.
A troca de experiências entre os participantes a respeito dos indicadores de performance também será estimulada. A idéia realizar debates sobre como quantificar os ganhos na aplicação de modelos de avaliação de performance (incluindo SCOR), como utilizar o SCOR como ferramenta para benchmarking, qual é o impacto da aplicação de indicadores de performance na cultura da empresa, resultados esperados da aplicação do Six-Sigma para reduzir as variabilidades e ineficiências ao longo da cadeia.
Complementa a programação um painel especial apontando as tendências do profissional de logística e supply chain e descrevendo as novas competências que vêm sendo exigidas no mercado.