O Congresso Brasileiro da Cadeia do Frio, realizado em 19 e 20 de junho no Grand Estanplaza São Paulo, registrou um recorde de 133 participantes. O evento foi patrocinado por Boltrics, Wagner, Ndustrial, Ayga, Thermoking, Mayekawa, Danfoss, Rayflex, GAF, Panorama ID e Refrio.
Organizado pela Global Cold Chain Alliance, o congresso contou com sessões educacionais sobre tendências futuras de food service e varejo, apresentadas por Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e atualizações do Ministério da Agricultura com o Secretário de Defesa Agropecuária, Dr. Allan Alvarenga, e o Adido Brasileiro na China, Dr. Leandro Feijó. Luis Rua, diretor de mercados da ABPA, discutiu o futuro das exportações.
Um painel sobre transporte na cadeia do frio e a última milha foi moderado por Marcelo Niciolli, da ThermoKing, com participação de Anderson Cardoso (Comfrio), Cledson Gomes (Minerva Foods) e Fernando Ulian (Taipar Tur). A reforma tributária e seus impactos na logística foram apresentados pelos advogados Paulo Reales e Kaique Reis, do Sterling Group.
Outros temas discutidos incluíram melhores práticas de construção, infraestrutura no agronegócio, desperdício de alimentos, mão de obra, ESG na prática e segurança com amônia. Palestrantes como Lucas Rigas, Luis Segura, Ozoni Argenton, Marcos Vinicius, Aline Dias, Juliana Seguedin, Rafael Tello e Jorge Guidobono contribuíram para essas discussões.
O painel sobre gestão empresarial na cadeia do frio, moderado por Isabela Perazza, diretora da GCCA Brasil, contou com Bruno Nahas (Refrio), Fabio Fonseca Filho (Friozem) e Rodrigo Vassimon (SuperFrio), que discutiram desafios e oportunidades no setor. Os participantes também participaram de mesas redondas sobre regulamentações, tecnologia, energia, transporte e seguro.
O evento foi encerrado com coquetéis em ambos os dias, proporcionando networking e discussão de futuras colaborações.