O Serviço Nacional de Alfândega do Chile foi palco da Conferência Internacional sobre Regras de Origem, um evento de grande relevância organizado em parceria com a Asapra (Asociación Internacional de Agentes Profesionales de Aduana) e a Oma (Organização Mundial das Aduanas). A conferência reuniu representantes das principais Administrações Aduaneiras de todo o mundo, autoridades de instituições governamentais, especialistas de organizações internacionais e líderes da sociedade civil. O objetivo principal foi estabelecer um diálogo aberto sobre os desafios e benefícios que as regras de origem proporcionam para o desenvolvimento do comércio internacional.
O Brasil foi representado no evento pelo Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros), tendo o Vice-Presidente Rogério Grecchi, o Coordenador de Projetos Yuri Ferreira e o Presidente Elson Isayama, que também é o representante da Feaduaneiros – Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros. Além deles, o diretor Marcelo de Castro participou como Diretor no Sindasp e Coordenador de Marketing Institucional da Asapra, acompanhado do Diretor do Sindasp, Antônio Ferreira, que atuou também como Delegado Adjunto da Asapra.
A cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira (8), contou com a presença de Alejandra Arriaza, Diretora Geral do Serviço Nacional de Aduanas do Chile, Claudia Sanhueza, Subsecretária de Relações Econômicas Internacionais do Chile, e Kunio Mikuriya, Secretário Geral da OMA.
Na terça-feira (7), em Santiago, foi realizado o Congresso Internacional Agentes de Aduana, com o tema "Hacia un comercio global digital y eco amigable" (em português, Em direção a um comércio global digital e ecoamigável). Durante esse evento, os dirigentes do Sindasp contribuíram significativamente, contando com a presença do Presidente da Feaduaneiros, José Carlos Raposo Babosa.
LEIA TAMBÉM: