A VLI implementou uma estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), estrutura localizada na Baixada Santista, sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Segundo a companhia, o investimento para viabilizar a operação é de R$ 107 milhões e inicialmente a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano.
A operação farpa com que os insumos fertilizantes sejam carregados no Tiplam por intermédio de uma tulha de carregamento e então percorrerão aproximadamente 1.000 quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
O projeto, idealizado junto ao Tfer, prevê ainda a implementação de um terminal no Distrito Industrial da Uberaba (MG). A previsão de ativação da unidade é o quarto trimestre deste ano. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari (MG). O terminal Tfer em Uberaba terá como objetivo primário realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.
“Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita. Além disso, contribui para o fomento à industrialização no Triângulo Mineiro e comprova sua capacidade em corresponder à crescente demanda do agronegócio brasileiro”, afirma o, gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller.
O Tfer realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região.