Ibovespa
122.102,15 pts
(0,75%)
Dólar comercial
R$ 6,07
(-0,81%)
Dólar turismo
R$ 6,30
(-1,06%)
Euro
R$ 6,34
(-0,04%)

Webinar apresenta debate sobre a logística do comércio eletrônico

Evento teve como foco as transformações nas vendas online do varejo
Por Redação em 24 de julho de 2020 às 14h00 (atualizado às 14h01)

A Tecnologística promoveu, no dia 23 de julho, em parceria com a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, o webinar Desafios Logísticos do E-commerce, um debate a respeito das mudanças que o setor teve de enfrentar devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus.

O evento contou com a moderação de Roberto Matsubayashi, diretor Técnico da GS1 Brasil, e com a participação de Marcelo Lopes, diretor executivo de Supply Chain do Carrefour Brasil, José Sarrassini, diretor Comercial e de Logística do Savegnago Supermercados, e Farias Souza, CEO da Vércer, joint venture entre a GS1 Brasil e a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Focado especialmente no e-commerce do varejo, o debate levantou questões importantes para um setor que precisou se adaptar muito rapidamente à nova realidade. Lopes destacou que clientes que antes realizavam somente compras esporádicas no varejo online, passaram a fazer isso com muito mais frequência. “A pandemia foi o maior agente de transformação digital das empresas”, disse o executivo.

Souza, concordando com a afirmação, acrescentou que as empresas do setor precisaram de uma injeção de time e de tecnologia para suprir a demanda que surgiu. Ele lembrou ainda que o consumidor não quer esperar muito para receber sua mercadoria. “Não é nem para o outro dia, é para a próxima hora. E isso exige muita eficiência na última milha, com precisão nas entregas não só no tempo, mas nos produtos entregues”. De acordo com o executivo, a tendência é que o consumidor continue se comportando dessa maneira mesmo com o fim do isolamento social. “Não tem mais o ‘voltar como era antes’”, completou.

Para Sarrasini, o cliente do varejo vai, cada vez mais, utilizar as lojas físicas para fazer somente as compras que lhe trazem prazer. “Na loja ele vai escolher vinho e queijo, mas vai ter continuar comprando produtos como papel higiênico, uma compra que não lhe dá prazer, pelo e-commerce”, explica. Isso faz que a omnicanalidade seja cada vez mais importante. Segundo os participantes, é preciso dar todas as opções possíveis de compra O cliente deve poder comprar o vinho e o queijo na loja e de lá mesmo acessar o e-commerce e comprar o restante dos seus itens, com diferentes formas de retirada ou entrega.

Clique aqui para assistir à íntegra do webinar Desafios Logísticos do E-commerce.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar