A Movicarga completará este ano 14 anos como a operadora oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A empresa é contratada diretamente pela Formula One Management (FOM), administradora das provas da categoria, para fazer desde a descarga dos aviões provenientes da Bélgica até o envio da carga para o país onde será realizada a próxima prova, neste caso, o Japão.
A operação da Movicarga começou com a movimentação de cargas no autódromo e, em 2002, passou a envolver todo o transporte de equipamentos, o trabalho logístico com a otimização de fluxos e fretes e o gerenciamento e execução de toda a carga e descarga das aeronaves. A empresa também é contratada pelas dez equipes que participam da prova para operar a movimentação interna dos boxes.
Para movimentar as 400 toneladas que chegam em quatro aviões cargueiros, a Movicarga mobiliza cerca de 200 profissionais, 160 caminhões e 35 empilhadeiras. "São mais de 500 horas de trabalho ininterrupto desde o início do processo", afirma Miriam Korn, diretora de Negócios da Movicarga. O Brasil é o único país em que a logística é realizada por uma empresa local. Na Europa, cada equipe executa esta tarefa e, nos outros países, a FOM conta com um agente responsável pelo manuseio das cargas.