Tijitte Van Der Werf e Luiz Bueno são os representantes da delegação holandesa. A decisão foi tomada pelo Ministério da Economia em Haia, e o estudo teve sua aprovação acelerada em função da recente viagem do governador Germano Rigotto à Holanda. Um grupo misto composto por empresas holandesas e gaúchas executará o estudo, que terá duração de seis meses, com início em novembro de 2003. União dos portos - O gerente de Desenvolvimento Comercial do porto de Roterdã, Guillermo Dominguez, dissertou sobre as possibilidades de negócios aos exportadores brasileiros. O palestrante mostrou a estrutura do complexo do maior porto do mundo em volume de carga, com uma extensão de 45 quilômetros. Mercolog - A Mercolog é uma feira de logística realizada no Rio Grande do Sul que tem por objetivo apresentar soluções gerenciais e operacionais às empresas, através de novas tecnologias de posicionamento estratégico e novas possibilidades de mercado.
Durante esta semana, no Rio Grande do Sul, na reunião dos conselheiros de economia da rede diplomática do governo holandês no Brasil, discutiu-se a orientação ao governo holandês sobre as relações comerciais entre ambos os países.
O encontro contou com a presença do diretor da Agência de Comércio Exterior da Holanda, Luuk Borg, entre os dias 15 e 17, após o que os diplomatas seguirão para as cidades gaúchas de Gramado e Caxias do Sul.
Em 2002, a Holanda foi o maior investidor estrangeiro no Brasil, com US$ 3,348 bilhões, superando países como Estados Unidos e Espanha. Nas relações comerciais entre Holanda e Brasil destacam-se os números favoráveis da balança comercial. Em 2002, o superávit chegou a US$ 2,645 bilhões, fruto de exportações de US$ 3,182 bilhões e importações de US$ 537 milhões. Entre as vendas externas, destacam-se soja, suco de laranja, alumínio, petróleo, carnes, café e celulose, produtos que respondem por quase 70% dos negócios.
O porto de Roterdã tem o privilégio de estar localizado no centro da Europa, o que facilita o alcance de um mercado com 350 milhões de habitantes/consumidores através de um sistema de integração logística entre hidrovias, rodovias e ferrovias.
Existem mais de 200 empresas exportadoras/importadoras de frutas e vegetais instaladas no porto ou nas proximidades. Além disso, as rodovias têm faixas exclusivas para caminhões de carga e o porto conta com terminais rodoviários e ferroviários interligados com os locais de desembarque das cargas e contêineres.