Os Correios e o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP) e administrado pela concessionária Aeroportos Brasil, assinaram, na última segunda-feira, dia 11 de abril, um protocolo de intenções para implantar um centro integrado de logística para lidar com cargas postais expressas dentro do próprio terminal aéreo.
Os Correios devem operar inicialmente com 44 voos domésticos diários a partir de Viracopos dentro da chamada Rede Postal Noturna (RPN) e a previsão é que, inicialmente, 160 caminhões sejam utilizados para realizar o transporte rodoviário diário das cargas a partir do hub do aeroporto campineiro.
“Trata-se de um projeto de extrema importância para a eficiência logística do Brasil. A localização e a infraestrutura de Viracopos, somadas à agilidade dos Correios, vão resultar no principal hub logístico de cargas expressas nacionais”, analisa o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes.
Segundo o vice-presidente de Encomenda dos Correios, Fabiano Cabral Júnior, o novo espaço possibilitará à empresa a reorganização de toda a sua malha aérea, a redução de custos e o aumento de eficiência na entrega das remessas. “A partir desse passo, os Correios estarão alinhados às principais empresas postais do mundo”, completa o executivo.