O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), César Borges, assinou, no último dia 11 de setembro, o contrato de adesão autorizando a instalação do Terminal de Uso Privado (TUP) do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), localizado em São Francisco do Sul.
O projeto do TGSC é um investimento da Logz Logística Brasil, da Litoral Agência Marítima e do grupo chinês Hopeful. O projeto estabelece a construção de dois berços, totalizando 453 metros de cais com calado natural de 14 m. O berço externo contempla quatro torres fixas para a exportação, enquanto o berço interno poderá operar nos dois fluxos – exportação e importação.
O terminal, contudo, será voltado à exportação de granéis vegetais, como soja, farelo de soja e milho. A expectativa de movimentação, na primeira fase do projeto, é de 6 milhões de toneladas por ano, com investimento de R$ 420 milhões. A previsão é de que as obras para a concepção do empreendimento levem de 18 a 24 meses.
A autorização para a instalação do empreendimento atende às orientações da nova Lei dos Portos. De acordo com o ministro, este projeto demonstra a confiança do setor privado no Brasil e no estado de Santa Catarina. “O empreendimento, sem dúvida, faz parte desta nova logística moderna que o Governo Federal tem procurado dar ao país para exportar mais facilmente nossas riquezas”, diz.
O terminal está localizado em terreno contíguo ao Porto Organizado de São Francisco do Sul. O projeto prevê a implantação de um píer avançado ligado por uma ponte de acesso à retroárea do terminal, onde serão instalados os armazéns e a estrutura de recepção de grãos.
Esta é a 26ª autorização assinada pela Secretaria de Portos para instalações de uso privado já a partir do novo marco regulatório do setor (Lei 12.815). Ao todo, serão cerca de R$ 10 bilhões em investimentos.