A VLI, empresa de logística integrada com operações em ferrovias, terminais integradores e portuários, iniciou, este ano, a construção e a ampliação de 24 pátios de cruzamento ferroviário. Sem revelar os números consolidados de investimentos e prazos, a companhia informa que a expectativa é concluir os trabalhos até o final de 2014. No total, o projeto envolve a construção de quase 19 quilômetros de via permanente, que consumirão 30 mil dormentes, 27.300 m³ de brita e 1.075 toneladas de trilhos.
O objetivo com as obras é aumentar o tamanho dos trens que circulam na via e incrementar o volume transportado na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), malha sob a concessão da VLI. O pátio de cruzamento é uma bifurcação da malha ferroviária com aproximadamente 1,8 km de extensão, que permite a manobra do trem para que seja liberada a via principal para a circulação de outra composição. Dos 24 pátios, 13 estão no estado de Minas Gerais, nove em São Paulo e dois em Goiás.
De acordo com a empresa, as melhorias adicionarão capacidade de movimentação a três corredores logísticos da empresa. No Minas-Bahia, que liga ao terminal integrador de Pirapora (MG), os pátios permitiam a movimentação de trens abaixo de 40 vagões. Agora, receberão composições de 60 unidades. Já os pátios do corredor Centro-Leste, conectado ao Porto de Tubarão, em Vitória, e do Centro-Sudeste, interligado ao Porto de Santos, que atendiam a trens de até 60 vagões, receberão composições de até 90.
A expectativa com a iniciativa é aumentar o volume movimentado e a produtividade. Os pátios já contribuem para o crescimento operacional Nos três primeiros trimestres deste ano a malha da FCA movimentou 12,7 bilhões de toneladas por quilômetro-útil (TKU). Vale ressaltar que, durante todo o ano de 2012, foram operados 12,3 milhões de TKU.