A Foton Aumark do Brasil, representante nacional dos caminhões leves, médios e pesados da fabricante chinesa Beiqi Foton Motor, assinou, na última terça-feira, dia 13 de agosto, um protocolo de intenções para a construção de sua fábrica de caminhões no município de Guaíba, na região da Grande Porto Alegre (RS).
O documento foi assinado pelo presidente da Foton, Luiz Carlos Mendonça de Barros e pelo governador do estado do Rio de Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. A construção da fábrica deve ter início ainda em 2013 e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca fique pronto no início de 2016.
Com investimentos iniciais de R$ 250 milhões, a unidade ocupará um terreno de 1,5 milhão de m². Com capacidade para fabricar 21 mil caminhões ao ano, o espaço montará veículos das famílias Aumark e Aumam de 3,5 até 24 toneladas, com 15% de conteúdo local. Porém, o índice de nacionalização das peças deve crescer até atingir 65% em três anos. Um terço da área total do terreno será destinado à instalação de fornecedores de partes e peças.
A Foton chegou a anunciar a intenção de construir sua fábrica no estado do Rio de Janeiro, mas a dificuldade de encontrar um terreno adequado para acomodar o projeto inviabilizou a continuidade do processo. Porém, de acordo com o vice-presidente Corporativo da Foton Aumark do Brasil, Orlando Merluzzi, o relacionamento da empresa com o estado fluminense continua muito bom. “Temos um compromisso com nossa matriz, com prazo definido para a construção de nossa fábrica brasileira, e não podemos atrasar nosso cronograma”, completa o executivo.
Até a conclusão da obra, a empresa continuará importando modelos de 3,5 a 10 toneladas de sua sede, localizada em Pequim.