A Iveco Latin America informa que foram iniciadas as obras de seu condomínio de fornecedores localizado ao lado da fábrica de caminhões instalada em Sete Lagoas (MG). A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), proprietária do terreno e que comercializará os lotes às empresas interessadas, deu início às obras de infraestrutura do empreendimento, que ocupará uma área de 156 mil m² defronte à MG-060. Cerca de 95 mil m² serão dedicados à área industrial, com o restante do espaço ocupado pelo sistema viário, área verde e área comunitária e urbana – ilha ecológica e tecnológica.
O prazo previsto para a terraplanagem, abertura de ruas e implantação de rede elétrica, água e esgoto é de aproximadamente oito meses, e exigirá investimentos na ordem de R$ 9 milhões. Galpões para as instalações dos fornecedores poderão começar a ser construídos antes do término das obras de base. Segundo o diretor de Compras da Iveco Latin America, Gustavo Comparato, isso permitirá que as atividades dos fornecedores possam ser iniciadas já em meados de 2013. O condomínio de fornecedores deverá receber, numa primeira etapa, 12 empresas.
De acordo com o diretor industrial da Iveco Latin America, José Manoel Jerez, o início das obras é um importante passo na direção de transformar o complexo de Sete Lagoas numa fábrica de caminhões ainda mais produtiva. Ele lembra, ainda, que a planta está sendo otimizada com a adoção das práticas do World Class Manufacturing (WCM), processo produtivo adotado pelo Grupo Fiat Industrial. “O condomínio vai aumentar as sinergias e eficiências de todo o sistema de produção”, afirma. em 2011, a montadora produziu 33.700 caminhões no site mineiro, além de 23 mil unidades do modelo Fiat Ducato.
Processos logísticos
Há outras vantagens após o início das operações do condomínio. Com ele, a Iveco quer se beneficiar, por exemplo, da racionalização de seu sistema logístico. Hoje, a companhia recebe componentes de diversos Estados brasileiros. Alguns conjuntos são montados pela própria montadora e só depois instalados nos veículos nas linhas de montagem. A ideia é que estes conjuntos sejam montados dentro do condomínio e que a Iveco já os receberia prontos. Mais um benefício é o ganho no transporte. Para exemplificar, a companhia cita o caso dos eixos, que já vêm montados em plantas fora do Estado de Minas Gerais. Se os componentes destes eixos viessem desmontados, seriam necessários menos caminhões para transportá-los.
As primeiras 12 empresas a se instalarem nesta nova área serão responsáveis pela montagem e entrega à Iveco, em sistema just in time, de componentes como chassi, eixos dianteiros, eixos traseiros, pintura em peças plásticas e montagem de pneus. A montadora pretende contar, também, com um fornecedor de serviços de manutenção industrial.
Outra possibilidade é um mode center, isto é, um fornecedor que possa adaptar veículos às necessidades muito especiais de alguns clientes. “Hoje os clientes precisam de caminhões muito específicos e alguns deles poderiam ser finalizados por uma empresa externa, especializada, mas próxima o bastante da Iveco para podermos agilizar e controlar a qualidade desta operação”, diz Comparato.