A Vale realizou hoje, 23 de setembro de 2011, a cerimônia de batismo de dois novos navios VLOC (em inglês, very large ore carriers), Vale Rio de Janeiro e Vale Itália, encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Os dois navios, juntamente com o Vale Brasil, fazem parte de uma encomenda de sete embarcações feita ao estaleiro sul-coreano.
As embarcações, que permitem grande velocidade de carregamento e descarregamento, estão adequadas aos portos mais modernos do mundo e possuem um eficiente sistema de drenagem, capaz de bombear água livre nos porões através de seis pocetos em cada um deles. Estes navios reduzem as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada, e são capazes de transportar 400 mil t de carga. Dentre as rotas que serão traçadas, o Vale Itália será destinado principalmente ao transporte de minério de ferro entre Brasil e Itália.
Os navios encomendados farão parte da solução logística entre os terminais marítimos da empresa no Brasil e os clientes europeus e asiáticos. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e contribuirão para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas. O valor do investimento feito nas sete embarcações encomendadas pelo estaleiro sul-coreano foi de US$ 748 milhões.