A Santos Brasil investiu R$ 22 milhões para adquirir, por meio de licitação pública realizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), uma área de 2,1 milhões de m², localizada na retroárea a seis quilômetros do Porto de Imbituba (SC). O local, já disponível para o mercado, é utilizado para apoio logístico aos terminais de contêineres e de carga geral arrendados pela companhia na região.
Segundo o diretor de Operações da Santos Brasil, Caio Morel, o local oferece, entre outras atividades, armazenagem frigorificada e de contêineres, além de pátio para movimentação de cargas. Ainda de acordo com o executivo, a área é caracterizada por ser uma Zona Industrial no Plano de Zoneamento Municipal de Imbituba. Por este motivo, na última semana de março a empresa apresentou para o governo de Santa Catarina e para a Companhia Docas de Imbituba (CDI), o projeto para transformar o local em um Retroporto Industrial. A meta é atrair indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, além de exportadores.
Para o diretor Comercial da Santos Brasil, Mauro Salgado, o projeto está alinhado à estratégia da companhia de oferecer soluções porto à porta e porta a porto. “Queremos ampliar nossa atuação no Sul do país com armazenagem geral, transporte e operação logística”, diz. Entre os segmentos atendidos no local estão autopeças, moveleira e congelados.
Regionalização
O investimento realizado nesta retroárea é adicional àqueles que já estão sendo realizados pela Santos Brasil no Porto de Imbituba. Ao todo, a companhia planeja aplicar em sua unidade portuária catarinense – que possui 76 mil m² de retroárea, 52 mil m² de terminal de cargas geral e dois berços, num total de 660 metros – R$ 400 milhões.
O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para a movimentação de contêineres e capacitação da mão de obra. Até o próximo mês de maio, dois portêineres Super Post Panamax, orçados em US$ 30 milhões, entrarão em operação. Para o final do mês de julho será concluída a ampliação do cais dos berços 1 e 2, num total de R$ 283 milhões. “Ao final deste ano estaremos preparados para a atracação de navios que comportam mais de 6.500 contêineres”, afirma Morel.
As melhorias já refletem nos números projetados. De acordo com o diretor de Operações, a expectativa é movimentar no Tecon Imbituba este ano 350 mil TEUs. Para 2012, o objetivo é alcançar 950 mil TEUs.
www.santosbrasil.com.br