Desde junho está em funcionamento, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, o TIT – Terminal Intermodal de Cargas, empreendimento que visa atender a região Sudeste com produtos termoplásticos, transportados do Sul e dos países do Mercosul pelo modal ferroviário, com distribuição posterior aos clientes por meio de rodovias. O terminal será utilizado principalmente em operações logísticas com polímeros embalados. Com capacidade anual de 120 mil toneladas, o TIT caracteriza a aliança entre a Ultracargo e a ALL, responsável pelo transporte ferroviário até Tatuí. O TIT tem 2500 m2 de área coberta e está localizado em uma área de concessão da América Latina Logística. O Terminal Intermodal de Tatuí foi projetado para operar no regime de cross-docking. O foco de atuação do TIT são os clientes do Pólo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, além da Braskem, Ipiranga, Innova e Petroquímica Trinfo. Além disso, a localização permite atendimento a empresas com unidades produtivas na Argentina, como a Dow Química e Solvay. Ainda este ano, a Ultracargo planeja mais dois terminais, em Montes Claros (MG) e em Santos (SP).
A primeira empresa a assinar contrato para utilização do TIT é a Braskem. A petroquímica será a principal cliente da rota e transportará cinco mil toneladas de polímeros mensais no curto prazo, com previsão de dobrar o volume até 2005.
Para Daniel Lisak, gerente de negócios de sólidos da Ultracargo, a instalação de um terminal com essas características viabiliza a transferência, movimentação e distribuição dos polímeros, a partir do estado de São Paulo, aos clientes finais na região Sudeste. Até o final de 2004, a Ultracargo espera atingir um crescimento de 50% nas atividades relacionadas aos terminais termoplásticos.