Armazém tem capacidade para estocar 90 mil toneladas de graneis
O Noble Group inaugurou hoje, dia 08 de outubro, seu primeiro terminal de graneis no Brasil, o Terminal 12A. Localizado no Porto de Santos (SP), o local conta com um área de dez mil m² e estoque para 90 mil toneladas de açúcar, soja, milho e farelo de soja. Além disso, tem capacidade de carregamento de três mil t por hora e 11 mil t de descarregamento por dia, possibilitando que navios tipo Panamax estejam completos em menos de 48 horas. A expectativa é que ao final do ano o 12A movimente 2,3 milhões de t. Ao todo, a companhia investiu R$ 100 milhões para a inauguração.
Segundo a companhia, a nova instalação no porto paulista contribui para a capacidade da empresa em gerar sinergias, interligando suas usinas de açúcar, sua unidade de esmagamento de soja e os locais de origem da soja e do milho aos seus seis armazéns.
De acordo com o CEO do Noble Group, Ricardo Leiman, o investimento em Santos é um exemplo da estratégia do grupo de integrar produção e origem das principais commodities com mercados de destino. “Este terminal serve como plataforma de exportação de nossas usinas de açúcar no estado de São Paulo, previstas para moer nove milhões de t de cana por ano, bem como da nossa unidade de esmagamento de soja no Mato Grosso, que terá capacidade para processar quatro mil t por dia a partir de 2012”, diz. Na opinião do executivo, a iniciativa representa, ainda, os esforços da companhia de integrar a oferta de commodities de centros de produção de baixo custo a mercados de alta demanda, como a China, país consumidor de soja em grãs e óleo de soja.
Empresa
O Noble Group no Brasil tem escritórios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Além de Santos, a empresa opera em outros dez portos na América do Sul, movimentando grãos, açúcar e etanol. A companhia anuncia que investiu R$ 29,9 milhões em cinco armazéns de grãos a fim de aumentar sua capacidade de estocagem para 200 mil t.