Além da intermodalidade, infraestrutura oferece armazenagem de produtos secos e frigorificados
A Standard, operadora especializada em logística intermodal frigorificada, inaugurou este mês sua nova unidade em Cambé, no interior do Paraná. O terminal é o quinto da Companhia, que já possui unidades em Guarapuava, Cascavel, Curitiba, no Paraná, e em Cubatão (SP).
São 34 mil m² de área total, que englobam um armazém de cargas frigorificadas com cinco mil posições paletes, - podendo chegar a 15 mil na segunda fase do projeto - além de área para cargas secas, pátio com 60 tomadas para contêineres reefer e depot de vazios para 700 contêineres.
Vale destacar que a unidade também contará com um Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) – que está em fase de habilitação. A ferramenta facilita e agiliza bastante as operações de transporte da carga na malha ferroviária até o navio, uma vez que os contêineres já descerão para os portos despachados pela Receita Federal e não precisarão de conferência antes do embarque.
O presidente da Standard, José Luis Demeterco, explica que o complexo será utilizado como unidade de estoque em Cambé e possibilitará o escoamento direto para o Porto de Paranaguá pela malha ferroviária da ALL e o TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), proporcionando redução no tempo e custo das operações.
Segundo ele, a intenção é aumentar a participação da companhia na região, oferecendo, além da intermodalidade, armazenagem de produtos frigorificados e secos, além do ponto de transbordo e cross-docking de cargas tanto para o mercado interno quanto para exportação. “A unidade de armazenagem em Cambé, em sinergia com o escoamento de cargas pela ferrovia, é um diferencial competitivo no mercado de serviços logísticos para os exportadores da região", destacou Demeterco.
A princípio, a instalação está realizando a logística completa de armazenagem e transporte de suco de laranja para exportação da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. Para o gerente de Logística Integrada da Cocamar, Júlio Cesar Bueno Alves, a parceria com a Standard em Cambé tem significativa importância. “Além da armazenagem do nosso suco de laranja concentrado congelado na câmara fria, nossa expectativa é utilizar o modelo intermodal para efetivar nossas exportações”, detalha.
As operações vão reduzir em até 25% o custo do transporte de cargas por ferrovia e aumentar em 30% a movimentação de contêineres. Além disso, as atividades na Unidade vão gerar aproximadamente 200 empregos diretos e indiretos na região.
Entre a construção da unidade frigorificada em Cambé e ampliação da infraestrutura logística do Terminal Intermodal Rodoferroviário, a Standard investiu R$ 15 milhões.