Com investimentos de R$ 30 milhões, CD agiliza serviços à rede de concessionárias da empresa
A montadora italiana Iveco inaugurou ontem, em Sorocaba (SP), seu novo Centro de Operações de Peças. Chamado de COPI, ele já opera desde o último mês de março e reúne as operações da Iveco e da Case New Holland (CNH), outra empresa do Grupo Fiat voltada ao setor agrícola, reduzindo assim as despesas administrativas para ambas. O planejamento do novo centro de distribuição começou em 2007 e faz parte do plano estratégico de desenvolvimento da marca, que prevê investimentos no país da ordem de R$ 570 milhões em capacidade produtiva, qualidade e serviços.
Com pé direito útil de dez metros e 50 mil metros quadrados de área, sendo dez mil ocupados pela Iveco, o COPI tem o dobro da capacidade do armazém anterior, em Diadema (SP), operando dentro do Word Class Logistics (WCL), conceito mundial do Grupo Fiat. Grande parte do investimento foi feito em sistemas. O armazém já opera com a mais nova versão do CSPS – Common Spare Parts System, que automatiza totalmente a gestão, e inclui ainda o Click, sistema de gerenciamento de armazéns que faz a gestão dos estoques, também desenvolvido e aplicado mundialmente pelo Grupo Fiat.
Com a ajuda destas ferramentas, toda a operação é controlada por radiofrequência desde a entrada dos produtos até sua expedição, passando por todas as etapas internas. Os sistemas fazem inclusive a baixa contábil dos estoques e emissão de documentos de transporte. Os concessionários da rede fazem seus pedidos através de um portal, pelo qual também podem acompanhar o andamento de sua carga e já checar, no momento da colocação, se há ou não disponibilidade da peça. Os pedidos são colocados diariamente e a expedição é feita dentro de um prazo que vai de 12 horas (para a Grande São Paulo) a até cinco dias, no caso das concessionárias mais distantes geograficamente.
“A grande vantagem do COPI foi reduzir em média em 48 horas o prazo de atendimento à rede, e em outras 48 horas os trâmites internos das peças, como embalagem e armazenagem. Além disso, ele opera com 96% de eficiência em pedidos completos (quantidade, itens e prazos corretos), com apenas 0,25% de erros de embarque”, informa Maurício Gouveia, diretor de Pós-Vendas da Iveco para a América Latina. Ele acrescenta que o prazo máximo de atendimento é de 24 horas para os chamados de urgência, casos em que a peça pode seguir por via aérea.
Dentro do CD, além de 15 empilhadeiras da marca Hyster e 20 paleteiras da Dematic, que fazem a movimentação dos produtos para armazenagem e separação de pedidos, opera ainda um carrossel automático da marca alemã Kardex Megamat, com dez metros de altura e capacidade para 1.500 peças, para separação de itens pequenos e de alta rotatividade. A máquina leva apenas 33 segundos para separar uma peça. Outros quatro equipamentos iguais funcionam no CD, na área da CNH.
Crescimento acelerado
O COPI nasceu para acompanhar o crescimento acelerado da marca no país. Para se ter uma ideia, dos cerca de 62 mil veículos Iveco que circulam no Brasil, cerca de 30 mil, ou 42%, foram vendidos entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009. E o CD já está preparado para novas expansões, que certamente serão necessárias, já que, a cada novo veículo – como o Iveco Daily Massimo, caminhão para sete toneladas também apresentado ontem ao mercado – são acrescentados cerca de 4.500 itens ao estoque. Hoje, a Iveco movimenta aproximadamente 37 mil part numbers diferentes.
A expedição média gira em torno de 30 mil linhas, o que equivale a 95 mil peças, três vezes mais do que a média mensal de dezembro de 2006. As peças vêm de 150 fornecedores localizados no Brasil, Argentina e Europa, sendo que, nestes últimos dois mercados, eles são consolidados antes de embarcar para o Brasil. Já a expedição atende à rede de concessionários do Brasil, Argentina, Venezuela, América Central e Itália, de onde as peças são distribuídas para toda a Europa. Para aquele mercado, a Iveco Brasil fornece peças de modelos que já não são fabricados lá.
De acordo com Gouveia, Sorocaba foi escolhida por estar numa região que é um forte polo logístico, com acesso ao Rodoanel e ao porto de Santos, e está dentro do estado que concentra 45% dos volumes consumidos pela empresa. Além disso, a CNH acaba de inaugurar uma nova fábrica de máquinas agrícolas e de construção no município.
De acordo com Marco Mazzu, presidente da Iveco para a América Latina, o plano de ação da empresa para o quinquênio 2007/2011 tinha diretrizes e ações que visavam adequar a montadora aos interesses dos clientes do Brasil que, segundo a montadora, passa por uma crescente profissionalização do transporte.
Além do COPI, o plano de expansão teve dois outros projetos estruturantes, que foram o Centro de Desenvolvimento de Produtos, aberto em 2008 ao lado da fábrica de Sete Lagoas (MG) – que desenvolve tecnologia para os produtos da marca no Brasil e no mundo –, e a linha de caminhões pesados, inaugurada na mesma planta de Sete Lagoas em setembro de 2009, consumindo investimentos de R$ 80 milhões. De acordo com Mazzu, a montadora bateu em abril seu recorde de produção de pesados, com 872 unidades, e espera superá-lo em maio.
“O Centro de Operações de Peças Iveco veio complementar estes eixos estruturantes, com uma operação eficiente, dentro do conceito WCL, com uma concepção moderna de aplicação de TI e gestão logística, elevando nosso nível de serviço. Hoje, ele está pronto para dar suporte às necessidades atuais e futuras da rede.”