T-33 tem capacidade para movimentar 850 mil toneladas de carga por ano
O Grupo Libra informa que adquiriu o Terminal 33 (T-33) do Porto de Santos, que estava arrendado para o Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag), controlada pela Cargill e pela Crystalsev. A operação foi autorizada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e autoridade portuária do Porto de Santos. Situado na margem direita do porto, o T-33 tem capacidade para movimentar 850 mil toneladas de carga por ano. O valor do negócio não foi revelado.
Hoje, o T-33 conta com uma área total de 33 mil metros quadrados, 260 metros de berço de atracação e dois armazéns de nove mil metros quadrados cada. Atualmente, a principal operação portuária realizada no terminal é a de exportação de açúcar em sacas. A Libra Terminais anuncia que pretende manter as operações contratadas pela Teag e expandir os trabalhos de importação e exportação de carga geral no terminal.
A compra do T-33 faz parte do projeto de médio prazo da Libra – Santos, já apresentado e em análise na Codesp e na Secretaria Especial de Portos (SEP), que permitiria à Libra Terminais – braço da holding que cuida da operação de terminais portuários e já controla outros terminais adjacentes – integrar os seus terminais em berço continuado de 1.700 metros, do T-33 ao T-37.
Segundo o presidente do Grupo Libra, Marcelo Araújo, a aquisição do T-33 reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de suas operações no Porto de Santos e com a modernização da infraestrutura portuária brasileira.