O último levantamento feito pela América Latina Logística, a ALL, mostra que de janeiro a março deste ano as ferrovias contribuíram para o crescimento do porto. Nesse período, mais de 1,1 milhão de toneladas de produtos já foram movimentadas pela empresa no Porto de Paranaguá, contra 529 mil movimentadas no mesmo período de 2003.
Um aumento de 118% que reflete, segundo os executivos da ALL, a programação logística que vem sendo realizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) em conjunto com terminais e transportadoras.
Para incrementar ainda mais esses números, a empresa contará com novos equipamentos adquiridos com recursos próprios e de clientes. Serão 65 locomotivas e novos vagões a serem utilizados para escoamento da safra pelo terminal paranaense. Para atender a demanda de cargas desse e do próximo ano, a ALL investiu mais de R$ 60 milhões.
Os recursos foram empregados em virtude das mudanças ocorridas desde que a atual administração assumiu a APPA. De acordo com o gerente de commodities da ALL, Eduardo Pelleissone, até o ano passado a descarga era o grande gargalo, mas a disciplina imposta pelo porto a todos os usuários beneficiou a ALL, proporcionando ganhos na produtividade e dobrando o volume movimentado.