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TNT Mercúrio reforça a frota

Por Redação em 21 de agosto de 2008 às 15h19 (atualizado em 19/04/2011 às 16h07)

Ao longo do segundo semestre serão introduzidos à operação 80 novos caminhões

 A TNT Mercúrio investirá parte dos 100 milhões de euros previstos para serem aplicados no Brasil nos próximos dez anos – verba total destinada à frota, infra-estrutura e desenvolvimento de rotas rodoviárias no Mercosul –, para a aquisição de 80 caminhões pesado que serão integrados à operação ao longo deste segundo semestre. O montante, cujo valor de aquisição não foi divulgado, faz parte dos 400 veículos que serão adquiridos ao longo de 2008. Do total inicial de veículos, 60 serão utilizados na renovação da frota e os outros 20 ampliarão a operação. A companhia anuncia que, em 2009, mais 240 veículos serão substituídos.

Os 80 novos veículos – já identificados com nova marca TNT   Mercúrio –, serão alocados nas rotas que interligam as 130 filiais da empresa, fazendo o transporte de cargas fracionadas, realizando, em média, de 800 quilômetros a 1.000 km por dia.

O presidente da TNT Mercúrio, Roberto Rodrigues, explica que a companhia trabalha com uma política de renovação de frota que prevê a substituição dos veículos em um período de três a cinco anos. A atenção para com o meio ambiente também faz parte da iniciativa. “A TNT Mercúrio está comprometida com a redução de suas emissões de gás carbônico na atmosfera, de acordo com o programa mundial da empresa chamado Planet Me. A renovação da frota no Brasil também se adapta ao objetivo global”, diz.

A ação de renovar a frota também tem como meta a adequação aos padrões internacionais conhecidos como Euro Standarts. Essa classificação depende do ano de fabricação do motor e está diretamente relacionada ao volume de emissões atmosféricas. Hoje, a TNT Mercúrio trabalha com veículos adequados como Euro 0 a Euro 3 – a meta da empresa é que a totalidade da frota atinja o Euro 3 em dois anos, reduzindo, assim, as emissões monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, material particulado e hidrocarbonetos.

Todos os veículos menores que também são adquiridos e operam conforme as normas de emissões de CO2 estipuladas. Prova disso, foi a aquisição no Brasil, no segundo semestre do ano passado, de 48 Kombis que operam com três combustíveis – gás natural, gasolina e álcool. Em oito meses, informa a empresa, a iniciativa reduziu a emissão de CO2 em cerca de 300 toneladas. O valor do investimento não foi revelado.

www.tntbr.com.br

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