Novidade centralizará o planejamento logístico da empresa na América do Sul
A Linde, empresa que no Brasil opera com as divisões Gases Industriais, Hospital Care e Respiratory Care, inaugurou no último dia 13 de agosto seu Centro de Operações América do Sul. Instalado em Jundiaí (SP), o empreendimento exigiu investimentos de R$ 3 milhões e centralizará o Centro de Operação Remota das Plantas – dedicado à gestão das operações de produção de todas as fábricas – e o Centro de Planejamento Logístico, destinado ao planejamento de distribuição de gases aos clientes.
Segundo o gerente de Logística América do Sul da Linde, Eduardo Moura, antes da inauguração deste Centro a logística da empresa era definida de forma independente em cada país. Agora, a iniciativa permitirá que a operação de campo seja otimizada. “Nós faremos o planejamento e a ponta trabalhará para executar o transporte”, diz. De acordo com o gerente, a transição do planejamento para o centro de operações de Jundiaí estará concluída em junho de 2009.
Ao todo 25 profissionais estão baseados no local e responsabilizam-se pela elaboração de projetos logísticos. Moura destaca como um dos principais aspectos da centralização o fato de os colaboradores de campo, agora, darem maior ênfase à segurança nas operações. Mas há outras vantagens. “A centralização facilita as negociações e torna a tomada de decisões mais ágil”, garante. Outro aspecto destacado pelo executivo com o início dos trabalhos em Jundiaí é a possibilidade de a empresa obter indicadores de desempenho – índices que todavia não foram estipulados.
Além das unidades no Brasil, as estruturas instaladas na Argentina, Aruba, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela terão as ações logísticas definidas pelos profissionais atuantes no Centro de Operações em Jundiaí, integrando as atividades no continente.