Montadora aplicará R$ 1,5 bilhão em melhorias nos próximos três anos
A Mercedes-Benz anuncia que investirá, ao longo dos próximos três anos, R$ 1,5 bilhão para o aumento da capacidade de produção de caminhões, ônibus e componentes na planta de São Bernardo do Campo (SP). Os recursos também serão utilizados na modernização dos processos produtivos, na melhoria do sistema de logística e na elevação do índice de nacionalização de produtos. Detalhes das ações, de acordo com a montadora, ainda não podem ser revelados.
Segundo a companhia, a medida foi adotada porque a planta da empresa trabalha hoje próxima à sua capacidade máxima de produção. Atualmente, são produzidos em média 260 veículos em São Bernardo do Campo, sendo 68% de caminhões e o restante de chassi de ônibus. O objetivo com a aplicação dos recursos é aumentar a produção diária em 25%, já no início de 2009.
Para a empresa, este novo investimento assegurará a competitividade da fábrica na próxima década. Adicionalmente, a companhia divulga que planeja otimizar a flexibilidade de produção para reagir às flutuações de mercado no futuro. Para atender a todos esses objetivos, a empresa também aumentará também o quadro de funcionários que, atualmente, possui mais de 12.000 colaboradores. A definição do número de novas contratações está em fase de planejamento.
Dados
A Mercedes-Benz comercializou de janeiro a julho 22.778 caminhões no Brasil, atingindo 31% de participação no mercado. Em 2007, a empresa vendeu ao todo 31.166 caminhões, garantindo 31% de participação. A montadora também se destaca nas exportações, tendo enviado ao exterior no ano passado 9.700 caminhões.