Equipamentos demandaram investimentos de US$ 30 milhões
O Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina, recebeu, na última semana do mês de dezembro, três portêineres e quatro transtêineres adquiridos a um investimento de US$ 30 milhões. Os equipamentos, transportados durante 45 dias desde a China pelo navio Teal, de bandeira das Antilhas, chegam para dar mais agilidade na movimentação de cargas.
Os portêineres têm capacidade para realizar 50 movimentos por hora, enquanto os transtêineres serão empregados na operação de pátio. Segundo o diretor-superintendente técnico do Terminal, Gabriel Vieira, a altura destes guindastes permite empilhar cinco contêineres, com mais um de passagem, em sete fileiras. “Mais que equipamentos de alta tecnologia, temos uma mão-de-obra capacitada e altamente treinada, o que dá mais garantia e segurança na operação”, lembra.
Os novos equipamentos chegam para complementar a estrutura operacional do terminal catarinense. Antes das aquisições o Porto de Navegantes operava com o auxílio de dois Mobile Harbor Crane LHC 500 S, guindastes que têm a capacidade de movimentar até 30 contêineres por hora.