Centro de operações da empresa atenderá 41 cidades do estado
A FedEx Express, empresa de transporte de carga fracionada e fornecedora de soluções de logística global, iniciou no mês de outubro as operações da nova base própria localizada na cidade de Blumenau (SC). O novo centro de operações atenderá a região nordeste do estado de Santa Catarina (desde Joinville até Florianópolis), em cinco rotas diárias, e estará conectado diretamente ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), de onde as remessas serão enviadas a Memphis (EUA), cinco vezes por semana.
A nova base operacional está localizada em um terreno com área útil de mil metros quadrados, dos quais 700 são de área construída, e realizará as operações de separação e preparação das cargas, além de contar com uma loja de varejo para atendimento direto ao público. A estrutura no estado é composta por um courier em cada rota, no total de cinco, que atenderão 41 cidades em operações de coleta e entrega – dois deles estarão baseados em Joinville e três em Blumenau.
“Um caminhão nosso partirá todas as noites de Viracopos rumo a Blumenau, levando as importações destinadas à região. Ele fará antes uma parada em Joinville, de onde parte das encomendas será distribuída para as cidades vizinhas”, explica Carlos Ienne, diretor-geral Executivo da FedEx Express para a região do Mercosul. “E outro voltará à noite, pelo mesmo trajeto, para levar os produtos e encomendas de Santa Catarina para Campinas, de onde parte o avião cargueiro”.
As demais cidades no estado continuarão a sendo servidas, a princípio pela FedEx Express por meio da Transportadora Americana (TA), parceira da companhia em Santa Catarina e em diversas regiões do país. “Eles têm estrutura nas cidades de Blumenau e Joinville, então aproveitamos as suas rotas no estado antes de assumirmos as novas operações”, afirma Ienne. “Nos outros municípios de Santa Catarina, a TA continuará por enquanto a prestar serviços, pela mesma estratégia e tipo de contrato, mas estamos em negociações para decidir se eles seguirão atendendo a FedEx no estado”. A decisão será tomada em algumas semanas, segundo o diretor, e uma das hipóteses consideradas é a utilização de agentes locais nas cidades de Joinville e Blumenau para atender o restante do estado.
O novo centro de operações é reflexo do aumento da demanda por soluções de transporte na região, conhecida pela grande concentração de indústrias têxteis, madeireiras e de maquinários. “Percebemos que esta região catarinense tem demonstrado rápido crescimento de demanda, então concluímos que este era o momento de abrirmos nosso centro de operações na região – ele oferecerá aos empreendedores locais maior eficiência nas operações”, completa ele. A empresa não divulga dados locais referentes a volumes e faturamento.