Empreendimento iniciará as operações junto ao Porto de Santos no próximo mês de outubro
A Standard Logística apresentou ao mercado, na última quarta-feira, 19 de setembro, em Cubatão (SP), sua mais recente unidade, a Standard Santos. O empreendimento, um armazém frigorificado que exigiu investimentos de R$ 35 milhões, tem 105 mil metros quadrados e capacidade estática para 15 mil posições-palete, o que representará 40% do volume de paletes hoje disponíveis no Porto de Santos. Segundo o presidente da Standard, José Luiz Demeterco Neto, o porto de Santos não recebe investimentos de armazéns frigorificados há mais de dez anos.
Com o início das operações previsto para o próximo dia 31 de outubro, a Standard disponibilizará câmaras frias que irão operar em todos os regimes de temperatura. A companhia oferecerá, ainda, dois túneis de congelamento com capacidade para 100 toneladas/dia, terminal de contêineres com 300 tomadas reefer, depósito de contêineres vazios de armadores e desvio ferroviário em bitola mista para 300 vagões.
A localização e os serviços de transporte são os diferenciais destacados pela companhia. Demeterco explica que a instalação do armazém na cidade de Cubatão foi estratégica, uma vez que facilitará o atendimento pelas margens direita e esquerda do porto. Quanto ao transporte, o executivo lembra que os clientes da Standard têm a opção da intermodalidade, graças ao projeto da empresa denominado corredor intermodal, que liga os municípios de Araraquara (SP), São Paulo e Santos por meio de uma rede rodo-ferroviária, terminal de contêineres e estrutura de armazenagem frigorificada.
De acordo com Demeterco, a utilização da malha norte da ALL pela Standard possibilita que a companhia atenda às indústrias localizadas nas regiões de influência de Araraquara, que compreendem toda a região Noroeste de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, localidades onde estão instalados frigoríficos de bovinos, aves e suínos. “A vantagem deste investimento para estas indústrias, além da opção ferroviária, é a unificação na operação logística. A economia de custos pode chegar a 30%, pois todo o processo de captação, transporte intermodal, armazenagem e distribuição será feito por um único operador”, ressalta.
Expectativa
O início das operações da Standard Santos traz para a empresa a perspectiva de novos negócios. Isso porque, explica Demeterco, o porto de Santos concentra 90% das exportações de bovinos registradas no país. “Essa unidade irá consolidar ainda mais nosso posicionamento no mercado de exportação de proteína animal – bovinos, aves e suínos”, afirma.
Algumas ações adotadas pela Standard visam a eficácia das operações. “Para facilitar ainda mais todo o processo para os clientes, teremos habilitação de Redex para que todo o serviço de despacho aduaneiro seja efetuado dentro da Standard. Além disso, vamos reativar os embarques de breakbulk frigorificado, há muito tempo desativado no porto”, salienta.
O mercado é promissor. Números divulgados pela Companhia Docas do estado de São Paulo (Codesp) dão conta que o porto de Santos encerrou o ano de 2006 com crescimento de 12% sobre o ano anterior na movimentação de cargas conteinerizadas. “Os dados mostram o potencial de mercado que temos a explorar”, resume o executivo.