Ibovespa
129.656,90 pts
(0,33%)
Dólar comercial
R$ 5,69
(-0,09%)
Dólar turismo
R$ 5,91
(-0,45%)
Euro
R$ 6,16
(0,26%)

Andreani inaugura mais uma filial no país

Por Redação em 6 de setembro de 2007 às 14h04 (atualizado em 06/05/2011 às 11h38)

A empresa de logística e transporte argentina cresce no mercado brasileiro aumentando os negócios no Mercosul

O Grupo Logístico Andreani, de nacionalidade argentina, está expandindo sua atuação no Brasil e crescendo solidamente no segmento de carga fracionada e logística. Presente no país há cinco anos, a empresa já possui instalações em São Paulo e Rio de Janeiro e acaba de inaugurar mais uma filial em Porto Alegre, em um distrito industrial próximo ao aeroporto Salgado Filho, justificando a sua meta de ampliar sua rede de distribuição física. Somente em São Paulo, ela triplicou sua área no Centro de Logística Anhangüera, junto ao início da rodovia, na capital paulista, contando hoje com 4.400 m².

Segundo Dante Gamba, gerente Geral da Andreani Logística, unidade nacional da empresa, o crescimento se deve à estratégia de compartilhar com o mercado brasileiro sua experiência de logística de armazenagem e transporte desenvolvida em mais de 60 anos de atuação na Argentina. “Optamos por atuar no segmento de encomendas expressas, realizando operações ponto a ponto, e também no gerenciamento de estoques, em todas as etapas do processo”, explica o executivo. Vale ressaltar que, além dos pequenos pacotes, a empresa também opera com documentos e produtos do correio.

A Andreani iniciou suas operações no país com contratos assinados junto a clientes tradicionais em seu país de origem, justamente para operar da mesma forma que na Argentina. Naquele país, cada carreta viaja com dois motoristas para cobrir 1.400 km, em 24 horas, com paradas apenas para abastecimento. Essa agilidade operacional é um importante diferencial.

O investimento inicial da Andreani no Brasil foi de R$ 6 milhões, mas os aportes já superam em muito essa cifra – números que a empresa ainda não revela. Como a opção é crescer solidamente não só no Brasil como no Mercosul, em cada país a Andreani faz uma imersão na cultura local e reinveste 100% da receita conquistada na própria filial. “Nenhum centavo do faturamento gerado aqui segue para a matriz”, comenta, revelando um faturamento aproximado de R$ 15 milhões no Brasil no último ano. “O capital de investimento é argentino, mas a empresa é brasileira e pretendo me aposentar por aqui”, brinca Gamba.

Com um pouco mais de 80 veículos na frota própria, entre utilitários e comerciais, a Andreani brasileira ensaia uma incursão também em Minas Gerais, onde já atua em um posto avançado. “Pretendemos concentrar nossa atuação no centro-sul do país, operando num raio de 1.400 km a partir das nossas unidades na Rodovia Anhangüera, na capital paulista, em Itapevi (SP), Duque de Caxias (RJ) e Porto Alegre, região que concentra 90% do consumo no Brasil”. Para Gamba, a política do grupo é consolidar os mercados, sem a preocupação de crescer abruptamente, pois reconhece que o segmento é muito competitivo e já conta com grandes multinacionais.

A expansão contínua e sólida – filosofia da companhia – é conquistada através de um trabalho conjugado entre a distribuição de carga e a logística de armazenamento. O mix oscila entre 10% e 20%, dependendo da época do ano. “Em geral, entre 50% e 60% dos nossos serviços são de transporte, sendo o restante destinado aos demais serviços logísticos. Credito esta diferença ao elevado custo de armazenagem, que cresce em grande escala, ao passo que na distribuição de encomendas os custos são mais variáveis”, explica Gamba. Já o rodo-aéreo, está inviável no momento. O “apagão” atrapalhou muito a cobertura de distâncias maiores.

Tempo real

Um dos diferenciais da empresa é o controle em tempo real dos serviços de gestão de armazenagem, através do sistema Wap da Nextel. “Optamos por esta tecnologia porque podemos transmitir informações por voz e dados, em tempo real, sem a necessidade de conexão via internet”, comenta. Através de um teclado alfa-numérico há uma conexão contínua que permite o acompanhamento de todos os processos da cadeia logística (a retirada e recebimento de pedidos, o armazenamento, a logística “in house”, embarques, administração de estoques, administração de cobrança, distribuição, etc).

Atualmente, a Andreani movimenta cerca de 30 mil encomendas por mês e emprega cem funcionários no Brasil. Na Argentina, a empresa é líder em seu segmento, com 17 unidades ao longo do país e mais 114 sucursais, incluindo as brasileiras, empregando quatro mil pessoas. A carteira de clientes conta com mais de mil nomes, com destaque para os produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentos, eletrônicos e tecnologia de comunicações. No ano passado, o Grupo Andreani faturou R$ 370 milhões.

www.andreani.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar