Novo CD e renovação de contrato aumentam parceria
A multinacional belga Katoen Natie inaugurou, no dia dois de janeiro, o seu terceiro centro de distribuição na cidade de Araucária (PR). Em mais um armazém de cerca de cinco mil m2, a empresa atenderá a Braskem, que já utiliza, também com exclusividade, os outros dois CDs da operadora logística no município. Em uma área total de 15 mil m2, são realizadas as operações de movimentação de polietileno e PVC, as duas grandes linhas de produtos da petroquímica.
A Katoen Natie manterá no novo espaço os mesmos serviços prestados anteriormente para a Braskem, ou seja, recebimento, armazenagem, expedição e operações de transvase (como a transferência de sacos para caminhões silos, por exemplo).“Hoje, movimentamos de 10 a 12 mil toneladas/mês e, com a abertura do novo CD, passaremos a 15 mil toneladas/mês, das quais três mil são feitas pelo modal ferroviário”, explica Eduardo Leonel, diretor Comercial da operadora logística.
Em decorrência da inauguração, a capacidade operacional subirá para 14 mil toneladas. O espaço em que está instalado o novo CD já era utilizado anteriormente para operações logísticas por outra empresa, mas foi reformado em função da necessidade da Katoen Natie (layout e docas) para a movimentação dos produtos petroquímicos. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.
Ainda em 2007, a operadora logística deve anunciar investimentos para a expansão das áreas de armazenagem de Araucária, com foco na diversificação da base de clientes na região. “Estamos em avaliação de projetos com a Suzano Petroquímica e a Ipiranga. Em Araucária, a Katoen Natie tem um terreno próprio e, em função da demanda, é possível que os três CDs sejam substituídos por uma única planta maior, na qual seriam consolidadas todas as operações”, explica Leonel.
Renovação de contrato
Além do novo CD, a Katoen Natie renovou o contrato por mais três anos – até 2009 – para a movimentação de sal nas unidades da Braskem UCS (Unidade Cloro Soda) nos estados da Bahia e de Alagoas. De acordo com o gerente Comercial da Katoen na Bahia, Daniel Brugioni, nesta operação in-house são movimentadas cerca de 250 mil toneladas de sal por ano. Segundo ele, foi investido mais de R$ 1,5 milhão em novos equipamentos de movimentação, como na renovação da frota de pás-carregadeiras.
Os serviços prestados para este cliente permanecem os mesmos: “Continuaremos a receber o produto acabado e realizar a armazenagem e expedição, além do tratamento da movimentação de sal”, explica Leonel.
A Katoen Natie emprega 1.300 funcionários no país e tem sua sede localizada no município paulista de Paulínia, operando 28 plataformas logísticas espalhadas por sete regiões, do Nordeste até o Sul do país.