Divisão faturou 789 milhões de euros em 2005
A TNT N.V. anunciou hoje, em Amsterdã, a decisão de colocar à venda a sua unidade de negócios TNT Freight Management, cujo negócio é suprir e combinar serviços de frete internacional aéreo e marítimo, gerenciar informações e adicionar valor em soluções integradas. A resolução da empresa segue a estratégia de concentrar o foco na prestação de serviços Express e Mail. Dentro dessa estratégia, a TNT N. V. já anunciou, em agosto, acordo para a venda da divisão Logistics para a Apollo Management, numa transação de 1,4 bilhão de euros.
A medida foi tomada pelo Conselho de Administração da TNT, dirigido pelo CEO Peter Bakker. “A unidade de negócios está em excelente forma. No entanto, como estamos nos concentrando em nossas atividades principais de distribuição de rede Mail e Express, a Freight Management se veria beneficiada com um ambiente empresarial diferente”, afirma ele.
A venda será feita em bloco, incluindo todas as unidades no mundo, com exceção da Itália e do Districenter, em Maastricht (Holanda), que já haviam sido transferidas à TNT Logistics este ano. A TNT Freight Management é oriunda da Wilson Logistics, grupo sueco adquirido pela TNT em agosto de 2004.
Reflexos no Brasil
A TNT Freight Management, que faturou 789 milhões de euros em 2005, opera a partir de 126 filiais em 28 países e emprega cerca de 2.300 funcionários. Ela está presente no Brasil por meio de escritórios em São Paulo, Santos, Guarulhos, Campinas, Curitiba e Manaus, que empregam cerca de 100 colaboradores. Entre os clientes dessa unidade de negócios no país estão as principais empresas dos ramos eletroeletrônico e automotivo.
Alcides Fernandes, diretor da TNT Freight Management no Brasil, afirma que a venda da unidade não afetará as operações da unidade de negócios no país. “Uma mudança de proprietário não afetará o nosso compromisso em proporcionar um serviço de qualidade superior aos clientes”, explica ele. “Os serviços que oferecemos durante a transição da Wilson Logistics à TNT em 2004 provam que, mesmo em momentos de mudanças, estamos em condição de atender e até ultrapassar as expectativas”.