A SND, distribuidora de equipamentos de tecnologia e informática, iniciou no dia 2 de outubro as operações em seu primeiro centro de distribuição (CD) na cidade de Porto Alegre, onde está localizada a única filial da empresa na região Sul, responsável pelo atendimento ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Fundada no Brasil em 1986, a empresa atende a mais de oito mil parceiros ao ano, entre revendas e integradores.
Ocupando uma área total de 300 m2, o novo CD foi instalado em um espaço alugado e tem capacidade para cem posições-palete. “A região Sul é bastante estratégica para a SND. Com a nova instalação, esperamos reduzir custos e ganhar competitividade, além da redução nos prazos de entrega e conseqüente melhor atendimento aos nossos clientes locais”, destaca Marcelo Soares, gerente de Vendas e Marketing da distribuidora. A abertura do CD na cidade levou a SND a firmar uma parceria com a Krüger Conventos, operadora logística que ficará responsável por todo o recebimento, separação e armazenagem das mercadorias, além de parte do transporte.
Anteriormente, todos os pedidos para a região eram enviados a partir do setor de logística central da empresa em Barueri (SP), onde está localizado o outro centro de distribuição da SND. No entanto, a inauguração do CD no estado não significará a transferência total das operações logísticas para as novas instalações: “Dependendo do produto, a entrega será feita por São Paulo ou por Porto Alegre. Continuaremos a utilizar o CD paulista para os produtos com frete pouco significativo frente ao preço final e também quando não houver vantagem fiscal em operar via Porto Alegre”, explica Cláudio Sender, gerente de Tecnologia e Logística da SND. “No segmento de softwares, por exemplo, a logística continuará sendo executada pelo CD de SP”.
Uma das motivações para abertura do novo CD, explica Soares, foi a expectativa de ampliar a venda de hardwares na região. “Hoje, o principal foco do nosso escritório local é a venda de softwares. Com os produtos mais próximos, acreditamos que a venda de hardwares deverá triplicar”, aponta ele.
Segundo Sender, a expectativa é de um aumento no faturamento entre R$ 7 e R$ 10 milhões neste último trimestre de 2006 com a abertura do CD. A empresa espera a geração de 22% de seu faturamento de vendas pela filial gaúcha já em 2006 – hoje, a região Sul corresponde a 15% do faturamento total da SND.