Manipulação de produtos farmacêuticos exigiu padronização específica
A Columbia inaugurou no último mês de julho uma estrutura de 1.000 metros quadrados dentro da área de armazenagem de seu Centro de Logística, localizado na cidade de Barueri (SP), para etiquetagem e montagem de kits. Ao todo, o Centro de Logística de Barueri tem uma área total de 114.492 metros quadrados. Só a área de armazenagem ocupa 83.272 metros quadrados.
O diretor operacional, Nivaldo Tuba, informa que foram investidos U$S 150 mil para adequação do armazém e aquisição de equipamentos de segurança – detector de metais, por exemplo – e operacional, bancada de fechamento a calor ou vácuo e esteira para etiquetagem.
Tuba calcula que a nova estrutura tem a capacidade de processar mais de dois milhões de peças por mês. “Antes nossa capacidade era 30% menor”, diz. Cerca de 60 funcionários são responsáveis pelo manuseio de produtos dos segmentos de cosméticos, brinquedos, farmacêuticos e alimentos.
O executivo conta que o processamento de itens farmacêuticos exigiu uma padronização específica. Isso porque para manipular estes produtos é preciso atender aos requisitos do Good Manufacturing Pratice (GMP). Entre as medidas adotadas, Tuba destaca a desinfecção e a limpeza permanente do local. Além disso, completa, os funcionários da área receberam treinamento especializado, incluindo procedimentos estabelecidos pela ISO 9001.