A varejista de e-commerce Shopee triplicou seu espaço dedicado à distribuição de encomendas no Rio de Janeiro com uma nova unidade em Duque de Caxias. A operação, que faz parte do plano de expansão logística da empresa para atender com ainda mais eficiência consumidores e vendedores da região, já emprega mais de 800 pessoas no novo centro de distribuição. A expectativa da empresa é ter mais de 2 mil empregos até o final do ano.
Para Rafael Flores, head de Expansão Logística da Shopee, essa expansão contribuirá para o aumento de 4 vezes na capacidade diária de processamento de pacotes e também para a melhoria dos processos de separação e expedição dos produtos, reduzindo os prazos de entrega e garantindo eficiência operacional. "A ampliação da nossa capacidade logística no Rio de Janeiro reforça nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez mais eficiente para consumidores e vendedores, além de impulsionar a economia da região com a criação de novos postos de trabalho".
A Shopee já conta com mais de 17 hubs logísticos e mais de 320 Agências Shopee no Rio de Janeiro, atendendo à crescente demanda de pedidos da plataforma. O estado se destaca como um dos principais mercados para a empresa: a capital fluminense é a segunda cidade do país com o maior número de vendedores registrados, enquanto o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Além da capital, municípios como Duque de Caxias, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e São Gonçalo, também se destacam pela alta concentração de lojistas na plataforma.
"O Rio de Janeiro tem um ecossistema empreendedor com muito potencial. É o terceiro estado com mais vendedores no marketplace e queremos continuar investindo para oferecer suporte a esses lojistas locais e conectá-los a consumidores de forma eficiente para impulsionar o comércio digital na região", complementa Flores.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que o estado está cada vez mais preparado para receber grandes operações logísticas. "A ampliação do centro de distribuição da Shopee em Duque de Caxias representa um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense. Reforça o papel fundamental da logística no fortalecimento da economia local, atraindo novos investimentos para a região e ampliando oportunidades de emprego e renda para a população. Além disso, consolida o Rio de Janeiro como um polo cada vez mais competitivo e integrado às grandes cadeias de comércio eletrônico, movimentando o mercado e promovendo inclusão produtiva".
Eficiência logística
Para otimizar a operação e garantir ainda mais agilidade e capacidade de processamento no processo logístico, a unidade da Shopee em Duque de Caxias está equipada com um Sorter – tecnologia avançada que automatiza a triagem de produtos por meio de inteligência computacional. O equipamento utiliza esteiras e dispositivos automáticos para separar os itens de acordo com o respectivo destino final, agilizando a separação e distribuição das encomendas. O sistema está projetado para aumentar em mais de 4 vezes a eficiência do processamento de pacotes diários comparado com o antigo centro de distribuição no estado.
Já entre os produtos mais comprados pelos consumidores fluminenses estão: jogo de lençol, projetor 4K, fone de ouvido, smartphone e fritadeira elétrica.
Shopee no Brasil
A Shopee conta com uma estrutura logística robusta no Brasil, com 12 centros de distribuição (11 no modelo cross-docking e 1 fulfillment) e mais de 150 hubs de primeira e de última milha em operação no Brasil.
A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou são levados pelos lojistas em Agências Shopee, que são pontos de coleta – hoje a empresa conta com mais de 2.500 mil unidades nesse modelo.
Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 30 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.