Nova unidade será utilizada para operações de armazenagem e cross-docking
O Expresso Araçatuba e a Golden Cargo inauguraram ontem um terminal de cargas na cidade de Araguaína (TO), com área total de 28.000 m2, dos quais 3.000 m2 de plataforma de operações. O novo terminal está localizado no eixo da BR-153 (Belém-Brasília), possui 16 docas, tem pé direito de 10 metros e pode realizar operações de carga e descarga simultaneamente.
O investimento na construção da unidade foi de R$ 1,2 milhão e mais R$ 200 mil serão utilizados na pavimentação do pátio ainda este ano. Metade da área será destinada às operações de cross-docking do Expresso Araçatuba, enquanto a outra metade será utilizada pela Golden Cargo para as operações de armazenagem.
O Expresso Araçatuba atua no transporte rodoviário e aéreo de cargas nas regiões Centro-Oeste e Norte, além das rotas internacionais da América do Sul, enquanto a Golden Cargo é especializada no gerenciamento e operação de toda a cadeia logística de mercadorias especiais, como defensivos agrícolas e produtos químicos embalados.
O Expresso Araçatuba já possuía uma filial há oito anos na cidade, mas com área operacional de 600 m2. “Essa nova estrutura possibilitará uma operação mais veloz e um atendimento mais rápido nas entregas”, afirma Henrique S. Ferraz, gerente da filial Araguaína do Expresso Araçatuba e gerente interino da Golden Cargo. As duas empresas, pertencentes ao Grupo Arex, esperam um crescimento de 30% na região este ano.
“A filial de Araguaína triplicou seu volume de carga nos últimos anos e, com a chegada da Golden Cargo na região, o grupo decidiu investir em um novo armazém”, afirma Oswaldo Dias de Castro Jr., diretor-geral do Expresso Araçatuba. Foram processadas aproximadamente mil toneladas entre janeiro e agosto deste ano nesta filial, atendendo a clientes como Moto Honda e Natura, além do comércio varejista e prestadores de serviços da região.
Para a Golden Cargo, que não possuía um centro de distribuição na cidade, o terminal será estratégico para atender aos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará; no caso do Expresso Araçatuba, a filial é fundamental para o atendimento ao Tocantins, sul do Pará, norte do Mato Grosso e também algumas cidades do Maranhão.
A nova estrutura também dará apoio a todos os veículos que trafegam no eixo da BR-153, a rota de maior fluxo da empresa. Para reforçar a participação do grupo na Região Norte, será inaugurado, em março de 2007, o novo terminal de cargas da cidade de Belém, com 5.000 m2 de área operacional e destinado exclusivamente ao cross-docking do Araçatuba. A abertura deste terminal tem como objetivo consolidar as operações realizadas hoje em três diferentes unidades na cidade.